Sesc Santana relembra os anos da ditadura no Brasil
O Sesc Santana oferece uma programação de vídeo especial neste mês de abril, o “Estado do Golpe”.
Com entrada gratuita, o público poderá assistir a filmes que refletem sobre o Golpe Militar de 1964 no Brasil. Fato que completa 47 anos neste mês de abril.
Fazem parte da programação as produções “Anos de Chumbo” com uma seleção de curtas-metragens, “Vlado, trinta anos depois”, “O Velho, a história de Luiz Carlos Prestes” e “Redemocratização: as greves de 1979”, com uma seleção de médias-metragens.
Programação
Dia 5
Anos de Chumbo – Seleção de Curtas
Duração Total: 107min.
A programação começa às 20h e é composta por seis curtas-metragens “O reino azul”, “Um filme de Marcos Medeiros”, “Um tiro na asa”,”‘Clandestinos”, “Vala Comum” e “O dia em que Dorival encarou a guarda”.
A selação busca refletir sobre o poder e os chamados “anos de chumbo” no Brasil, período mais repressivo da ditadura militar (1964-1985) que teve início com a promulgação do AI-5, em 1969.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Dia 12
Vlado, trinta anos depois
São Paulo, 2005. Duração: 84min. Direção: João Batista de Andrade.
Homem das letras, do jornalismo, da televisão e do cinema, Vladimir Herzog foi também vítima de um dos regimes de exceção mais cruéis da América Latina: a ditadura militar brasileira, iniciada com o golpe de março de 1964. Realizado por João Batista de Andrade, o filme permite conhecer o pouco comentado jogo de poder por trás da morte de Herzog.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Dia 19
O Velho, a história de Luiz Carlos Prestes
São Paulo, 1997. Duração: 105min. Direção: Toni Venturi.
Filme que busca traçar uma história cinematográfica das esquerdas brasileiras. Documentário vencedor do Festival É Tudo Verdade de 1997. A trajetória de Luiz Carlos Prestes, recontada por ele mesmo e por uma constelação de parentes, contemporâneos e também desafetos, lança uma luz particular sobre oito décadas da vida política brasileira.
Dia 26
Redemocratização: as greves de 1979 – Seleção de médias-metragens
Duração total: 90min.
Os três filmes que compõem este programa “ABC Brasil”, “Greve!” e “Greve de Março” foram realizados por diferentes diretores com uma só motivação: narrar um importante momento da história recente do país, por meio da linguagem do cinema documentário, em obras sem personagens centrais, cujo protagonismo é exercido pela coletividade.