Sessão Cinéfila exibe “Os Idiotas”, de Lars Von Trier

A Sessão Cinéfila exibe no dia 20 de março, às 12 horas, o longa-metragem dinamarquês “Os Idiotas”, de Lars Von Trier, na sala 3 do Espaço Unibanco de Cinema. A entrada para a sessão custa R$ 5.

Antes do filme de Lars será exibido o curta “Narciso Rap”, de Jeferson De, criador do manifesto Dogma Feijoada (inspirado no movimento Dogma 95). A programação faz parte da Mostra Dogma 95, que vai até o dia 10 de abril.

O Manifesto Dogma 95 é um movimento criado na Dinamarca pelos cineastas Thomas Vinterberg e Lars Von Trier com o objetivo de fazer um resgate do cinema realizado antes da exploração industrial, do modelo de Hollywood.

Narciso Rap
Narciso, um garoto negro da periferia, ganha uma lâmpada mágica. Ao esfregá-la, surge um gênio, que lhe concede um único desejo: ser visto branco pelos brancos e negro pelos negros. A confusão começa quando um outro garoto, branco e rico, encontra a lâmpada e faz o mesmo pedido.

Os Idiotas (Idioterne)
O filme é sobre um grupo anti-burguês que propõe a procura do seu “idiota interior” como uma forma de se libertar de inibições. Assim, esses jovens intelectualizados decidem se comportar em público como se tivessem problemas mentais para desestabilizar a ordem dos lugares pelos quais eles passavam.