Sessão Cinéfila homenageia mulheres com mostra de cineastas francesas

A Sessão Cinéfila do Espaço Unibanco traz mostra de filmes em homenagem as mulheres a partir do próximo sábado. A Mostra “Cineastas Francesas” traz películas das mais variadas artistas da sétima arte.

As exibições ocorrem de 5 de março à 30 de abril, sempre aos sábados, ao meio-dia. Os ingressos para os filmes custam R$ 5.

O primeiro longa exibido será “Sem Teto, nem Lei”, dirigido por Agnès Varda e vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1985.

Veja um trecho do filme.

http://www.youtube.com/watch?v=PjPmHslgazw

Confira abaixo a programação completa de filmes abaixo :

Março

5 de março

Sem Teto, Nem Lei (Sans toit ni loi )
França, 1985. 105 min, colorido. Direção: Agnès Varda.
Elenco: Macha Meril, Stéphane Freiss, Yolande Moreau, Sandrine Bonnaire.

Uma jovem andarilha morre de frio: apenas mais uma notinha de jornal. Teria sido morte natural? Seria um caso policial ou social? O que poderíamos saber dela e como reagiriam aqueles que cruzaram seu caminho? A câmera segue Mona, perscrutando sua errância errância obrigada, pois as portas se fecham para ela.

Ela vaga, arma sua tenda, dorme com um, não dorme com outro. Retoma a estrada, pára, parte novamente: breves encontros, desesperança, vinho, solidão, frio. Ela cai num fosso, estremece, choraminga. Vem a noite e a manhã é gélida.

12 de março

O Amor é Mudo (Cause Toujours)
França, 2004, 87 min, colorido.
Direção: Jeanne Labrune.Elenco: Didier Bezace, Jean-Pierre Darroussin, Victória Abril.

O que é, o que é: uma traça exasperante, um mudo enigmático, uma casa inquietante? É um filme, em forma de fantasia, sobre a desconfiança e sobre seu contrário: a confiança.

19 de março

Pegando Fogo (Ça Brûle)
França, 2006, 111 min, colorido.
Direção: Claire Simon. Elenco: Camille Varenne, Gilbert Melki.

Logo chegarão as férias e o verão. Os adolescentes de um vilarejo da França, em busca de sensualidade, experimentam o desejo. Mais solitária, Lívia, uma jovem amazona de 15 anos, prefere ser transportada, levada, consolada por seu cavalo. Mas quando o bombeiro Jean Susini a levanta de uma queda feia, ela se apaixona por ele. Ao longo das horas, a adolescente se põe a seguir com paixão ardente esse homem mais velho. O desejo a devora, a faz subir um a um os degraus da exaltação até o irreparável.

26 de março

Uma Cama para Três (Gazon Maudit)
França, 1994, 105 min, colorido, 12 anos.
Direção: Josiane Balasko. Elenco: Alain Chabat, Catherine Lachens, Catherine Samie, Michèle Bernier, Miguel Bosé, Ticky Holgado, Victória Abril, Josiane Balasko.

Laurent e Loli formam um casal feliz que vive de modo burguês em uma pequena cidade do Sul da França. Até o dia em que o trailer de Marijo quebra bem diante da casa deles. Laurent e Marijo têm apenas uma coisa em comum: ambos amam as mulheres.

Abril

2 de abril

Tudo Perdoado (Tout est pardonné)
França, 2007, 95 min, colorido, 12 anos.
Direção: Mia Hansen-Løve. Elenco: Paul Blain, Marie-Christine Friedrich e Victoire Rousseau

Victor vive em Viena com sua esposa Annette e sua filha Pamela. É primavera. Fugindo do trabalho, Victor passa os dias fora, brinca com a filha e passeia no Parque. Apaixonada, Annette está confiante que ele se ajeitará. Mas Victor não abandona os maus hábitos e acaba se apaixonando por uma jovem junkie. Onze anos depois, Pamela descobre que o pai vive na mesma cidade e decide vê-lo novamente.

9 de abril

Você e Eu (Toi et Moi )
França, 2006, 90 min, colorido, livre.
Direção: Julie Lopez-Corval. Elenco: Chantal Lauby, Eric Berger, Jonathan Zaccai, Marion Cotillard, Julie Depardieu.

Redatora de foto-novela para a revista “Você e eu”, Ariane tende a escrever sua vida amorosa e a de sua irmã Lena. No entanto, suas vidas não tem nada de novela: Ariane fica presa ao Farid que não se interessa por ela, e Lena está entediada com seu namorado, François. Mas, se Ariane se entregasse ao amor de Pablo, o belo operário que trabalha no prédio? E se Lena se apaixonasse por Mark, o violinista prodígio que acaba de encontrar? Entre realidade e foto-novela, encontrarão o grande amor?

16 de abril

A Cabeça de Mamãe (La Tête de mamam)
França, 2005, 95 min, colorido, livre.
Direção: Carine Tardieu. Elenco: Karin Viard, Chloé Coulloud e Jane Birkin

A jovem Lulu vive com sua depressiva, meio hipocondríaca e auto-centrada mãe. Um dia, Lulu encontra uma fotografia antiga que traz sua mãe, aos 20 anos de idade, nos braços de um homem estranho, feliz e radiante como ela jamais a viu. Lulu decide encontrá-lo e trazê-lo de volta, na esperança que sua mãe recupere o gosto pela vida.

23 de abril

Obras, A Gente Sabe Quando Começa… (Travaux, on sait quand ça commence….)
França, 2005, 95 min, colorido, livre.
Direção: Brigitte Rouan. Elenco: Aldo Maccione, Carole Bouquet, Didier Flamand, Jean-Pierre Castaldi.

Chantal é uma brilhante advogada, especializada em defender imigrantes. Imbatível e implacável no tribunal, na vida privada ela é condescendente com seus dois filhos adolescentes e o ex-marido. Decidida a fazer uma reforma no seu apartamento, ela contrata os serviços de um grupo de colombianos e chega à beira de um ataque de nervos.

30 de abril

Aqueles que Ficaram (Ceux qui restent)
França, 2007, 94 min, colorido, livre.
Direção: Anne Le Ny. Elenco: Emmanuelle Devos, Vincent Lindon.

Bertrand e Lorraine são os que sobram. Eles são os que andam para trás e para a frente nos corredores a fazer perguntas proibidas, os que se fazem notar num quiosque de jornais, os que falam alto demais na cafetaria e que vão fumar às escondidas no telhado do hospital onde os seus esposos estão internados. Para suportar a culpa de serem bons vivants, Bertrand e Lorraine decidem ajudar-se mutuamente a viver, rir e a continuar a amar.