Sessão do Comodoro traz surrealismo de Alberto Cavallone

28/01/2010 18:14

Filme inédito no Brasil, “O Homem, A Mulher, e a Besta”, de Alberto Cavallone será apresentado na sessão do Comodoro.  Produção italiana de 1977, o filme conta história de uma população de um pequeno vilarejo na Itália que se prepara para a festa de seu padroeiro.

Antes da exibição, o cineasta Carlos Reichenbach fará uma breve introdução sobre o filme

O filme já foi definido como um painel humano e anárquico de Buñuel com os preceitos da “arte povera” de Pasolini. Acrescente-se a esta mistura uma certa dose do erotismo peninsular da época. Como afirmam os críticos italianos, as fontes deste e dos outros filmes de Cavallone são detectáveis: Bataille, Lautréamont, De Sade, Max Ernst, Borowczyk, Makavejev e – mais nítidamente – Luis Buñuel e Pier Paolo Pasolini. Não seria absurdo enxergar Cavallone como um Humberto Mauro ou Ozualdo Candeias da Itália. Seus filmes foram feitos com equipes pequenas, dinheiro contado e, geralmente, rodados na própria cidade onde morava, Castelnuovo di Porto.

Cena de filme de Alberto Cavallone, O Homem, a Mulher e a Besta
Cena de filme de Alberto Cavallone, O Homem, a Mulher e a Besta

Alberto Cavallone (28 agosto 1938 – 12 novembro 1997) foi atacado por seus críticos mais ferozes como “um talento indisciplinado e autodestrutivo”. Críticas como esta valem mais que qualquer elogio.

“A loucura devasta um país provinciano. O autor cita Max Ernst. As imagens homenageiam Bataille e ‘L’origine du Monde’, de Courbet, que, em 1977, ninguém conhecia. Uma bela cópia em DVD da obra mais bem-sucedida de um verdadeiro maldito do cinema italiano: o milanês Alberto Cavallone. Ainda hoje, Spell – Dolce Mattatoio (também conhecido como O Homem, a Mulher e a Besta) é um choque. Quem ama Jodorowsky e se arriscar, não irá se decepcionar”. – Corriere della Sera.