Sessão Dupla Especial de Quarta-Feira de Cinzas no CineSesc
O CineSesc traz na quarta-feira, dia 17 de fevereiro, a partir das 20h, a Sessão Dupla Especial de Quarta-Feira de Cinzas, com a exibição de dois longas-metragens inéditos nos cinemas brasileiros: “Gradiva” (2006), do escritor e cineasta francês Alain Robbe-Grillet, e “Szamanka” (1996), do polonês Andrzej Zulawski.
Ambos os filmes retratam de forma anticonvencional (por vezes agressiva e chocante) questões como a busca do conhecimento e a superação das limitações no campo da arte, do amor, do sexo e da magia.
Os filmes serão exibidos em suas versões originais, com legendas em português. Devido aos temas adultos, as cenas de sexo, nudez e as impactantes e assustadoras sequências de ocultismo de “Szamanka”, a sessão é recomendada somente ao público acima de 16 anos.
- HDL baixo: é possível saber quando o colesterol bom está baixo?
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
Sobre os filmes
Gradiva (C’est Gradiva qui vous appelle), às 20h
Um jovem crítico de arte inglês instala-se nas ruínas de um antigo palácio perto de Marrakesh, onde trabalha na redação de um livro sobre Delacroix e o orientalismo pictórico e, em especial, sobre o tema da mulher como objeto: objeto de arte, objeto erótico, objeto de amor louco.
O crítico é acompanhado de perto por Belkis, sua jovem e enigmática criada-amante. A pretexto de lhe arranjar esboços autênticos executados por Delacroix em Marrocos, um falsário leva John para uma cilada em que ele irá ser acusado de um crime sexual cometido por outro.
Szamanka (Szamanka AKA Chamanka), às 22h
Um professor de antropologia conhece uma jovem e impulsiva estudante de engenharia num apartamento que está para ser alugado. Por razões misteriosas acabam sendo atraídos um para o outro, iniciando uma relação física insana e desesperada.
O professor, que na defesa de sua tese de doutorado, torna-se cada vez mais obcecado por um xamã mumificado, começa a dar sinais de loucura enquanto é exaurido pela sexualidade voraz da estudante, conhecida apenas como “A Italiana”.