Setembro celebra o melhor da dança
A 4ª Mostra do Fomento à Dança reúne projetos de grupos contemplados pelas sexta e sétima edições do programa municipal de incentivo à dança contemporânea
Neste ano, apresentações serão feitas a céu aberto e no Viaduto do Chá (2o de setembro). Algumas companhias se apresentam também em espaços alternativos que não o palco, como no Teatro Cacilda Becker, nos espaços Kasulo e O Lugar.
A mostra traz também oficinas, como a diretora Ziza Brisola, da Cia. Linhas Aéreas que ensinará a bailarinos os princípios de técnicas aéreas e acrobáticas. Haverá também dois debates voltados ao público interessado.
A Cia. Fragmentos abrirá o evento, na quinta-feira, 16, na Galeria Olido com “Corpos Frágeis- Mulheres Poderosas”, de Maria Martoccia e Javiera Gutierrez. O espetáculo conta a história de nove mulheres influentes, entre elas, a artista mexicana Frida Kahlo, a escritora inglesa Virginia Woolf e a cantora norte-americana Billie Holiday.
Veja um vídeo da Cia. Fragmento de dança aqui
Na sexta-feira, 17, no espaço Kasulo a Cia Vitrola Quântica apresenta “Desosso o Osso (e flutuo)”.
A coreografia que procura refletir sobre a sonoridade do rock’n’roll e suas interferências no corpo, levadas à experiência do risco e do limite de tudo aquilo que vive à margem.
Galeria Olido
Dia 17, das 18h30 às 20h Workshop de dança Contemporânea com Ana Catarina Vieira e Ângelo Madureira farão uma vivência e prática dos procedimentos de pesquisa dos dois coreógrafos desenvolvidos ao longo de seus percursos de criação, por meio da troca de conhecimentos, práticas de dança, estudos teóricos e conversas.
O workshop é destinado para estudantes, pesquisadores, bailarinos e profissionais da dança. 20 vagas. Enviar e-mail de interesse com currículo para:producao@dancacontemporanea.com.br .
Ainda no dia 17, se apresenta também Taanteatro Cia com o espetáculo “DAN (Devir Ancestral). O texto é de Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek. A encenação inaugura o ciclo Ecoperformances da companhia e aborda a tensão entre identidade e meio ambiente, entre o corpo mestiço e a rica paisagem do bioma Cerrado.
Confira programação completa
Dia, 18
CIA. VITROLA QUÂNTICA
Espetáculo: She’s Lost Control. Dir.: Julia Abs e Daniel Augusto. Intérpretes-criadoras: Aline Bonamin, Júlia Abs e Thaís di Marco. 45 min. Livre.
Inspirado na música homônima da banda inglesa pós-punk Joy Division, o espetáculo mostra três mulheres, fora de controle, em uma casa noturna que nunca fecha.
/ Espaço Kasulo. Dia 18, 17h
DEBATE ABERTO AO PÚBLICO
/ Galeria Olido – Sala Café. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171 Dia 18, das 18h15 às 20h15
NÚCLEO DE IMPROVISAÇÃO
Encenação: Espetáculo imprevisível XI. Coord. e dir.: Zélia Monteiro. Orientação dramatúrgica: Valéria Cano Bravi. Intérpretes-criadores:Donizeti Mazonas, Lu Favoreto, Mel Bamonte e outros. 45 min. Livre.
De forma poética, o espetáculo procura o instante desestabilizador, aquele que provoca variações de nossas ações habituais, desorganiza nossa relação com o mundo e cria novos percursos, deixando entrever as fronteiras entre gesto e contexto.
/ Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171Dia 18, 20h30
Dia, 19
E² CIA. DE TEATRO E DANÇA
Espetáculo: Onde os começos?. Dir.: Donizeti Mazonas. Concepção e interpretação: Eliana de Santana e Wellington Duarte. 50 min. Livre.
O espetáculo parte do conto Teologia natural, de Hilda Hilst, para tratar da insignificância das coisas esquecidas em um canto, que passa a ser refúgio onde são possíveis os devaneios sobre os esquecimentos e os apagamentos de qualquer natureza, poética ou política.
/ Espaço Kasulo. Dia 19, 16h
WORKSHOP SOBRE PROCESSO CRIATIVO COM MOSTRA DE VÍDEO
Coord. da oficina: Cia. Perdida. Concepção, criação e dir. do espetáculo: Juliana Moraes. Criação e interpretação: Carolina Callegaro, Isabel Monteiro, Érica Tessarolo e outras.
Oficina baseada no espetáculo (depois de) Antes da queda, inspirado nas fotografias da artista norte-americana Francesca Woodman, que se suicidou aos 22 anos, após romper com o namorado.
/ Não é necessário fazer inscrição. Deve-se chegar no início da atividade. Galeria Olido – saguão do Centro de Dança Umberto da Silva. Dia 19, das 17h30 às 18h40
NÚCLEO PASSO LIVRE
Espetáculo: A pulga. Coreografia e dir.: Eliana Cavalcante e Sofia Cavalcante. Com Eliana Cavalcante, Norma Duarte, Marcelo Almeida Prado e outros. 50 min. Livre.
Espetáculo inspirado livremente no poema homônimo de John Donne. Sem personagens, a dança não é concebida como uma representação do poema. Existe uma cena e uma instalação, dois momentos que trabalham com a distância e a proximidade do público.
/ Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 19, 19h30
[Tab: Dia, 20]
DAMAS EM TRÂNSITO E OS BUCANEIROS
Espetáculo: Duas memórias. Dir.: Alex Ratton Sanchez. Dir. musical: Débora Marcussi. Intérpretes-criadores: Carolina Callegaro, Ciro Godoy, Clara Gouvêa e outros. 50 min. Livre.
Improvisação em dança e música que resgata a memória de espaços urbanos relevantes historicamente para propor um diálogo com o cotidiano atual. A trilha sonora, executada ao vivo, é inspirada em obra de Chiquinha Gonzaga.
/ Viaduto do Chá. Dia 20, 16h
Dia, 21
Cia. Druw
Espetáculo: Vila Tarsila. Concepção e dir.: Cristiane Paoli Quito e Miriam Druwe. Coreografia: Miriam Druwe. Intérpretes-criadores: Adriana Guidotte, Bruna Petito, Bruno Rudolf e outros. 60 min. Livre.
Espetáculo infantil inspirado nas cores brasileiras da pintora modernista Tarsila do Amaral presentes em quadros como o célebre Abaporu.
/ Dia 21, 16h
Dia, 23
Caleidos Cia Dança
Espetáculo: Coreológicas Ludus. Concepção, coreografia e dir.: Isabel Marques. Codir. e orientação dramatúrgica: Fábio Brazil. Intérpretes-recriadores: Melina Sanchez, Luiz Ramos, Renata Baima e Larissa Versbisck. 60 min. Livre.
A coreografia remonta o repertório dos espetáculos Coreológicas, realizados nos últimos 14 anos pela companhia. São propostos novos jogos entre os elementos da linguagem da dança e o público.
/ Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 23, 20h30
Dia, 24
Cia Sansacroma
Espetáculo: Angu de Pagu. Dir. e concepção: Gal Martins. Coreógrafo convidado: Antonio Marques. Coreografia: Gal Martins e os intérpretes-criadores: Cléia Varges, Jean Valber, Lenny de Sousa e outros. 60 min. +14 anos.
O espetáculo conta a história de diversas “Pagus” por meio de informações que não seguem uma linha cronológica, formando um esqueleto que traça a trajetória de Patrícia Galvão, a musa do Modernismo, em momentos cheios de intensidade. O espetáculo dá continuidade ao projeto de pesquisa Trilogia militantes do ideal.
/ Espaço O LUGAR. Dia 24, 17h
Workshop de Dança Contemporânea
Coord.: Patrícia Noronha.
/ Para se inscrever, é necessário enviar e-mail de interesse com currículo para: patrapan@gmail.com . Galeria Olido – Sala Café. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 24, das 18h30 às 20h
Cia Borelli
Espetáculos: Adeus Deus e Ponto final da última ceia. Concepção e coreografia e dir.: Sandro Borelli. Com Danilo Firmo, Djalma Moura, Elizandro Carneiro e outros. 60 min. +14 anos.
Apresentação de dois espetáculos montados originalmente para o Balé da Cidade de São Paulo e incorporados ao repertório da Cia. Borelli pelo projeto Morte – Manifestação e reflexão.
Galeria Olido – Sala Paissandu.(139 lugares) Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 24, 20h30
Dia, 25
Workshop de dança contemporânea com técnicas aéreas
Coord.: Ziza Brisola (Linhas Aéreas).
Estímulo aos bailarinos para novas possibilidades de repertório, envolvendo princípios de técnicas aéreas e movimentações acrobáticas. Serão trabalhadas noções dos princípios de suspensão, sustentação, equilíbrio e força necessários para a fluidez e o controle do corpo nessas situações.
Vagas limitadas. Para se inscrever, é necessário enviar e-mail de interesse com currículo e telefone de contato para: linhasaereas@terra.com.br .Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171 Dia 24, 16h. Dia 25, 14h
TAANTEATRO CIA.
Espetáculo: Rit.U. Coord.: Wolfgang Pannek e Maura Baiocchi. Com Adriana Coldebella, Alda Maria Abreu, José Eduardo e outros. 60 min. +12 anos.
Obra aberta que integra o ciclo Ecoperformances e mostra a vontade de potência e de autorrealização no campo tensivo entre a ancestralidade e o meio ambiente metropolitano contemporâneo. A encenação conta com música original da banda americana Artanker Convoy.
/ Espaço O LUGAR. Dia 25, 17h
2º DEBATE ABERTO AO PÚBLICO
/ Galeria Olido – Sala Café.(20 lugares). Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171 Dia 25, das 18h15 às 20h15
CIA. ÂNGELO MADUREIRA E ANA CATARINA VIEIRA
Espetáculo: Baseado em fatos reais. Criação, pesquisa, coreografia e dir.: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Com Ângelo Madureira, Ana Catarina Vieira, Patrícia Aockio e outros. 50 min. Livre.
A obra sugere que o público repense o significado da vida em um mundo cada vez mais influenciado por imagens que modelam os desejos e condicionam os comportamentos.
/ Galeria Olido – Sala Paissandu.(139 lugares). Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171 Dia 25, 20h30
Dia, 26
CIA. CORPOS NÔMADES
Espetáculo: Espectros de Shakespeare – Do outro lado do vento. “Coreodramaturgrafia” e dir.: João Andreazzi. Com Bruna Dias, Fabíola Camargo, João Andreazzi e outros. 60 min. +12 anos.
Dividido em um prólogo e cinco atos, o espetáculo vai além da apresentação literal do sofrimento nas tragédias shakespearianas. Faz ecoar uma substância trágica capaz de unir as cenas, transformando-as em referências da existência humana.
/ Espaço O LUGAR. Dia 26, 16h
WORKSHOP DE PROCESSO CRIATIVO COM MOSTRA DE VÍDEO
Coord.: Cia. Panapaná. 60 min. Trabalho enfocado: Glórias de empréstimo – Cena 2.
/ Não é necessário fazer inscrição. Deve-se chegar no início da atividade. Galeria Olido – saguão do Centro de Dança Umberto da Silva. Dia 26, das 17h30 às 18h40
CIA. DANÇAS DE CLAUDIA DE SOUZA
Espetáculo: Crítica genética. Dir.: Claudia de Souza. Com Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Gabriel Bueno e outros. 60 min. Livre.
Mergulho nas escolhas, caminhos, atalhos e recuos que constroem o corpo do artista e reflexão sobre o processo criativo da coreógrafa e do corpo heterogêneo que forma a companhia.
/ Galeria Olido – Sala Paissandu. (139 lugares) Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171 Dia 26, 19h30