Sinisterra ganha mostra teatral no Instituto Cultural Capobianco

Um dos maiores nomes do teatro espanhol contemporâneo é o do dramaturgo, diretor, pesquisador e professor espanhol José Sanchis Sinisterra.

Em três décadas de teatro debruçadas sobre a pesquisa dos limites e fronteiras da teatralidade, deixou seu marco nas artes cênicas por fundar a Dramaturgia Atoral, método que promove o encontro entre os recursos criativos do ator e do autor e usa a teoria de sistemas na concepção da realidade, agregando ao teatro conceitos da psicologia, física quântica e biologia.

Sinisterra é autor de uma vasta obra com mais de 40 peças, muitas delas premiadas, incluindo Flechas do Anjo do Esquecimento e Máquina de Abraçar, recentemente montadas no Brasil, e Ay, Carmela!, que inspirou o filme homônimo de Carlos Saura, entre outras.

No mês comemorativo de seus 70 anos, de 8 a 27 de junho, Instituto Cultural Capobianco apresenta “Capobianco Mostra 70 anos Sinisterra”.

divulgação
Foto do dramaturgo

A programação abrange apresentações de peças de sua autoria, leituras de texto, além de palestras e oficinas para dramaturgos e atores com o próprio Sinisterra, com a atriz e diretora brasileira radicada na Espanha Daniela De Vecchi, assistente de Sinisterra, e com a diretora brasileira Christianne Jatahy.

O evento conta ainda com a presença de Fernando Peixoto, Georgette Fadel, Marco Antonio Braz, Denise Weinberg, Alexandre Tenório, Lenise Pinheiro, Mauro Restiffe, entre outros. A idealização é do Instituto Capobianco e a curadoria é das atrizes Patrícia Gordo e Alejandra Sampaio.

Confira a programação completa no site