“Só dez por cento é mentira” tem pré-estreia gratuita

Por Redação
13/01/2010 11:02 / Atualizado em 14/01/2010 16:48

divulgaçãoO filme conta também com a participação de diversos escritores, fãs do poeta
O filme conta também com a participação de diversos escritores, fãs do poeta

A Folha de S. Paulo e o Cine Bombril promovem, nesta quinta, dia 14, às 19h,  a pré-estreia gratuita do documentário “Só dez por cento é mentira”, sobre o poeta Manoel de Barros.

Após a sessão, o diretor do filme, Pedro Cezar, o produtor Marcio Paz e o videomaker Carlos Nader participam de debate. As senhas podem ser retiradas na bilheteria do cinema a partir das 19h.

Sobre o filme

Só dez por cento é mentira é um filme longa-metragem concebido e realizado por uma equipe que documenta a longa trajetória de aquisição do ócio do poeta sulmatogrossense Manoel de Barros.

As locações e as cenografias foram pensadas obedecendo as dimensões físicas e geográficas de parte da obra do poeta, o livro “Tratado Geral das Grandezas do ínfimo”. Para isso foram utilizados trastes e ciscos no revestimento e decoração das paredes e na confecção do ‘abridor de amanhecer’. Os cenotécnicos utilizaram ainda diversos ‘vidros-moles’ para que os espectadores pudessem ‘transver o mundo’ com mais plástica e nitidez.

O figurino faz uma releitura da roupagem dos diversos seres que habitam o “idioleto manoelês”. Atrizes vestem adereços baseados em “formigas carregadeiras entram em casa de bunda” e atores usam tonalidades mais escuras retiradas em “vagalumes driblam a treva”.