Sobreviventes do Holocausto dão palestras no Shopping Pátio Higienópolis
A Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis receberá, em todas as segundas-feiras de novembro, o 2º Ciclo de Palestras dos Sobreviventes do Holocausto, a partir do dia 5, às 19h30. A entrada é Catraca Livre.
Durante as palestras, o público terá a oportunidade de ouvir depoimentos de sobreviventes do massacre, tirar dúvidas e debater sobre o ocorrido.
O primeiro encontro será ministrado por Nanette Konig, ex-colega de Anne Frank no colégio e, posteriormente, no Campo de Bergen Belsen, onde ficou presa após ser transferida do campo de Westerbork, na Holanda.
- Exposição em São Paulo: descubra onde curtir arte
- Rapper Rincón Sapiência está no projeto ABC Beat do Sesc Santo André
- Sesc Santo André traz O Ovo de Ouro, espetáculo com Duda Mamberti no elenco
- ‘O Diário de Anne Frank’ é publicado pela primeira vez em HQ
No dia 12, a convidada será Janine Schlesinger. Judia de origem polonesa, Janine passou pelo gueto de Cracóvia e pelos campos de Plasow (o mesmo da lista de Schindler), Aushwitz e Bergen-Belsen, reencontrando seu pai e seu futuro marido apenas ao fim da guerra.
No dia 19, será a vez de Tom Venetianer. Nascido na antiga Tchecoslováquia, ele conseguiu se esconder durante alguns anos, vivendo situações de alto risco. Após ser preso e levado para o campo de Therezienstat, foi usado pelos alemães para enganar a Cruz Vermelha. Os nazistas “maquiaram” o campo e selecionaram alguns prisioneiros para iludir os visitantes, Tom foi um deles.
No último encontro, no dia 26, o palestrante será Michel Dymetman. Seu relato irá girar sobre a participação dos franceses e belgas no Holocausto. Michel esteve preso em campos nesses dois países, antes de ser transportado para Ebensee, na Áustria, um dos piores campos de trabalhos forçados. Após a palestra, ele distribuirá aos presentes o seu livro “Anos de Lutas”.
A curadoria e a mediação dos eventos será feita por Marcio Pitliuk e Jacques Griffel.