‘Star Wars’, das Estrelas à Terra: a galáxia interplanetária aqui no nosso mundo
Por Jade Knorre, do blog O Viajante
Depois de mais de dez anos esperando pelo sétimo episódio da saga “Star Wars”, os fãs finalmente puderam assistir ao “Episódio 7: O Despertar da Força”, que estreou no Brasil no dia 17 de dezembro. Mas “O Viajante” não está apenas interessado na historia de Luke Skywalker ou na aventura nas galáxias. Queremos saber dos cantos do mundo que serviram como set de filmagens de toda saga. A passagem está com você.
Tunísia
- Dormir até mais tarde nos finais de semana: um respiro para o coração e a saúde
- Bebida pode reduzir gordura no fígado em até 75%
- 13 cursos da Unicamp para fazer online e sem pagar nada
- Água ao acordar: O segredo para um corpo saudável
Para o desértico planeta de Tatooine, cenário de cinco dos seis episódios já consagrados, o país contemplado foi a Tunísia. Dentre várias locações, destaca-se Matmata, uma aldeia no sul do país, onde foram gravadas as cenas da casa na qual Luke Skywalker viveu com seus tios –a construção troglodita, típica da região, atualmente é o Hotel Sidi Driss. Já as imagens do exterior da casa foram gravadas em Chott el Jerid, um lago de sal no sul do país africano.
Curiosidade: sem ter imagens suficientes da Tunísia, George Lucas não hesitou de recorrer ao Vale da Morte, na Califórnia, para umas ceninhas extras.
Estados Unidos
Outro endereço importantíssimo para a saga está nos EUA: a lua de Endor, que aparece principalmente no “Episódio 7: O Retorno de Jedi”, cenário da vitória definitiva dos rebeldes. Endor, coberta por uma imensa floresta e que serve de casa para os ewoks, encontrou sua representação perfeita no Parque Redwood National and State Parks, na Califórnia.
Guatemala
A América Latina também foi escolhida por George Lucas para figurar em seus filmes. Reza a lenda que o cineasta definiu o local de gravação depois de entrar em uma agência de viagens e ver um banner com as construções maias. O “Episódio 4: Uma Nova Esperança” (1977) foi gravado no Parque Nacional de Tikal, na Guatemala, e a vasta área verde, coberta por floresta tropical, representou a quarta lua de Yavin, um planeta vermelho e gigante. Um dos maiores templos maias foi usado no filme como base para a Aliança Rebelde.
Itália
A terra das massas também virou terra de Star Wars: a Itália, especificamente a Villa del Balbainello às margens do Lago Como, foi escolhida para sediar o “Episódio 2: O Ataque dos Clones” (2002) nas cenas em que Anakin Skywalker e Padmé Amidala se isolam em Naboo para consumar o casamento proibido. Já o Monte Etna, o maior vulcão da Europa, localizado na Sicília, representou o cenário de luta de sabres de luz entre Anakin Skywalker e Obi Wan Kenobi, no “Episódio 3: A Vingança de Sith”.
Ainda na Itália, dessa vez ao sul, em Nápoles, pode ser encontrado um cenário conhecido dos fãs: o palácio real de Naboo, que aparece nos “Episódio I: A Ameaça Fantasma” (1999), e “Episódio 2: Ataque dos Clones” (2002). A Escadaria de Honra é um dos pontos turísticos mais reconhecíveis dos filmes; as cenas foram gravadas dentro do Reggia di Caserta, palácio erguido no século 18.
Espanha
Um dos maiores exemplos de arquitetura renascentista na Espanha, a bela Plaza de España, em Sevilha, fez parte de um passeio de Padme, Anakin e R2-D2 pelos espaços abertos da cidade de Theed, em Naboo. Não, no filme eles não comeram nenhuma paella por aqui.
Suíça
Hardangerjøkulen[/img]
Representando Hoth, planeta afastado de um sistema solar, no ” Episódio 5: O Império Contra-Ataca” (1980), o glaciar norueguês Hardangerjøkulen cumpriu seu papel de cenário gélido e abrigou uma das bases dos rebeldes. Próximo ao glaciar, o vilarejo montanhoso de Finse também foi escolhido para algumas cenas do deserto nevado de Hoth.
Tailândia
Phang Nga Bay, perto de Phuket, Tailândia, serviu como parte do pano de fundo para a batalha aérea em Kashyyyk, no “Episódio 3: A Vingança dos Sith” (2005). O cenário é incrível, e quem sabe você não tem a sorte de encontrar uns Wookiees por lá?
China
A beleza da terra natal de Chewbacca não se resume, na Ásia, à Tailândia. Algumas cenas também foram gravadas em Guilin, na China. As montanhas de pedra calcária desta cidade oriental trouxeram o fundo imponente que o diretor queria.
Extra, extra!!! Finalmente, “O Despertar da Força”
As cenas do “Episódio 7: O Despertar da Força” (2015) foram gravadas em vários locais ao redor do mundo. Uma delas acontece no lago Derwentwater, na Inglaterra, onde acontecem as cenas de algumas batalhas. A Floresta Dean, ainda em território inglês, e a ilha Skellig Michael, na Irlanda, também são cenário do novo filme. Na Islândia, o local escolhido foi o Lago Mývatn, e nos Emirados Árabes, o Deserto Rub’ al Khali.
Leia mais sobre outros lugares do mundo no site O Viajante.