Teatro de Dança recebe a companhia suíça Hermesdance

A partir de 1º de agosto, o Teatro de Dança recebe uma atração internacional. A companhia suíça Hermesdance apresenta-se pela primeira vez no Brasil com duas coreografias: “Betwixt and Between – Diálogo com ‘Rooms’” e “Hic Salta!”. A temporada da companhia no TD termina no dia 8 de agosto.

Sob direção da coreógrafa e dançarina Karin Hermes, a Hermesdance tem uma vasta bagagem que inclui espetáculos realizados em Paris, Israel, Alemanha e diversas cidades da Suíça, sempre com trabalhos que giram em torno de temas que discutem a essência humana.

A música, realizada ao vivo, tem um papel vital em seus espetáculos, sempre criada em um estreito processo criativo e colaborativo com os músicos.

Sobre os espetáculos

“Betwixt and Between – Diálogo com ‘Rooms’” – A partir de “Rooms”, de 1955, de Anna Sokolow, Karin Hermes criou “Betwixt and Between – Diálogo com ‘Rooms’”. O tema básico de “Rooms” é a solidão humana em uma cidade grande. Em 2008, Hermes criou a coreografia atual a partir de temas contemporâneos: um tempo de globalidade e pluralidade em que as pessoas perdem-se num jogo, tornando-se prisioneiros de suas próprias ansiedades.

“Hic salta!” é o resultado da pesquisa sobre a luta pelo Outro. Dança, música, cenário e texto estão entrelaçados entre si. Música e texto representam um papel central na coreografia. As três composições de Daniel Glaus na “In hora mortis” e os fragmentos do texto de Elham Manea representam um papel central na coreografia. O conflito com o Outro acontece em cinco tentativas: 1. o Outro em Você; 2. o Outro em Mim; 3. o Outro em um Terceiro; 4. o Outro no Fazer e 5. o Outro no Inatingível, no Incompreensível. Estas cinco tentativas conectam-se umas às outras, não podem ser isoladas, postas em sequência linear.