Teatro do Sesi Vila das Mercês recebe o grupo Bálkãn Neo Ensemble
A tradição cigana é fonte de inspiração do grupo
A região dos Bálcãs, frequentemente lembrada pela violência e pelos massacres étnicos ocorridos nos conflitos da antiga – e agora desfragmentada – Iugoslávia, também é fonte de uma inestimável riqueza cultural. Um traço representativo das artes daquele local – que abrange, ainda, a Grécia, a Albânia e a Bulgária – poderá ser conhecido neste sábado, 28, às 20h, no Teatro do Sesi Vila das Mercês.
Daquele rincão, mais precisamente, da Bulgária, vem uma musicalidade a ser descoberta e valorizada. O grupo Bálkãn Neo Ensemble vem ao Brasil com este propósito: apresentar a música tradicional búlgara, rica em ritmos assimétricos e compassos compostos.
A apresentação, que integra a programação do “Sesi Música 2012 – Erudita”, projeto itinerante do Sesi São Paulo, realizado em 20 teatros da entidade no Estado, traz, também, ritmos da Europa Oriental mesclados à música instrumental brasileira e erudita contemporânea. A tradição cigana, tão presente naquela região, também é fonte de inspiração.
- Luara Oliveira e as Comadres convida o público para o pré-save de “Xango é Meu Rei”
- Bálcãs oferece preços convidativos, paisagens cinematográficas e muita história
- Copa das Artes: Grupo F tem a arte subversiva de León Ferrari, afro-beat de Fela Kuti, a subjetividade de Šejla Kamerić e cinema iraniano
- Sesi Vila Leopoldina tem oficinas gratuitas de teatro musical
Formado por Martin Lazarov (oboé, corne inglês, piano, voz e arranjos), Emílio Martins (percussão), Ricardo Zohyo (contrabaixo, bandolim e violino) e Manuel Faleiros (sopros), o conjunto, fundado pelo búlgaro Martin Lazarov, também interpreta composições de países como a Albânia, Grécia, Romênia, Montenegro, Turquia, Sérvia e da região da Macedônia.
A entrada para o espetáculo é Catraca Livre.