“Teimosia da Imaginação” celebra arte popular no Instituto Tomie Ohtake

A mostra eleva a poética da produção artista popular brasileira

divulgação
Quadro do pintor baiano Aurelino dos Santos é um dos destaques da mostra
Créditos: unknown
Quadro do pintor baiano Aurelino dos Santos é um dos destaques da mostra

Teóricos de arte contemporânea se aplicam em tentar descobrir qual é a linha que diferencia a produção artística popular e a erudita.

O Instituto Imaginário do Povo Brasileiro joga luz sobre a arte popular no projeto multimídia “Teimosia da Imaginação, dez artistas brasileiros”, em cartaz no Instituto Tomie Othake entre 29 de março e 13 de maio, com entrada Catraca Livre. A unidade abre de terça à domingo, das 11h às 20h.

Distribuidos por diferentes regiões do Brasil, a mostra apresenta as inquietudes dos artistas Antonio de Dedé, Aurelino, Francisco Graciano, Getúlio Dramado, Jadir João Egídio, Isabel Mendes, José Bezerra, Manoel Galdino, Véio e Nelson Pimenta, que têm suas inspirações distribuidas através de três linguagens: livro, documentário e exposição.

As obras da mostra elevam a poética presenta na cultura popular brasileira e pertencem a importantes templos das artes, como Pinacoteca do Estado, Museu Afro Brasil, Museu do Folclore (RJ), Memorial da América Latina, Museu do Pontal (RJ) e Fundação Cartier (Paris).

Por Redação