Tinta Fresca agrega pintura, música e performance

Ao mesmo tempo que São Paulo é uma cidade que dificulta o dia a dia dos cidadãos seja por culpa do trânsito, falta de segurança ou poluição, ela também abriga e abre as portas para muitas artes divagarem por universos cheios de nuances que andam de mãos dadas com a urbanidade da capital paulistana.

É na cidade de concreto que nasce projetos como o Cuidado Tinta Fresca: uma intervenção artística que apresenta música, performance e pintura em espaços públicos, restaurantes, escolas, entre outros.

Idealizado pelo artista Bieto e por Rodrigo Scarcello, a ideia do Tinta Fresca nasceu de uma conversa em 2005 quando Bieto comentou com o amigo que ao grafitar tentava fazer os traços dentro do ritmo da música que estava escutando. “A minha intenção era captar e criar um som de acordo com as linhas do desenho e ao mesmo tempo que o desenho fosse criado sob a influência dessas sonoridades,” explica o artista.

Para conseguir essa troca, Rodrigo – o homem da tecnologia e da música – criou bases sonoras a partir de latas de spray e instrumentos com sensores que ficam nas mãos de Bieto para ele interferir nas melodias. “O Rodrigo é como o Professor Pardal, ele inventa várias engenhosidades como uma luva com sensores ou uma lata de spray com uma caixa de musica dentro. Cada vez ele cria uma “parafernália” nova para agregar à performance”.

As primeiras apresentações da dupla aconteceram no espaço subterrâneo da Consolação. Hoje, o Tinta Fresca tem mais duas cabeças: a atriz Luciana Araújo, que brinca sonoramente com metalofones, recita e canta e a multiinstrumentista Dani Donella que toca flauta e metalofone.

Enquanto Rodrigo, Dani e Luciana criam o universo sonoro, Bieto traça as cores e formas em painéis que depois são colocados à venda. “O mais interessante do projeto é o desafio. Nunca sei o que vou pintar e o coletivo nunca sabe o que vai tocar”, finaliza Bieto.

Para quem ficou curioso, o Tinta Fresca se apresenta no próximo dia 28, sábado, na Casa do Mancha, em Pinheiros.