“Todo dia é dia de Circo” no Sesc Ipiranga
Em homenagem ao dia do Circo, comemorado dia 27 de março, o Sesc Ipiranga traz uma programação de vídeo especial, com entrada Catraca Livre.
“Todo dia é dia de Circo” ressalta a importância da linguagem circense, bem como as tradições, personagens, histórias, memórias, além das novas pesquisas e aproximações com as diversas linguagens como o teatro, dança, música e artes do corpo.
Programação
- Trupe DuNavô se apresenta no Sesc Pinheiros e na Funarte neste fim de semana
- Maio no Sesc Santo André tem programação que exalta a riqueza da cultura afro-brasileira e a importância da luta antirracista através de múltiplas linguagens
- Mundo Suassuna viaja pelo sertão encantado do grande escritor brasileiro
- Sesc Sao Caetano: Espetáculos infantis todos os sábados de março
Dia 1
O Maior Espetáculo da Terra
EUA, 1952. 152 min.
Charlton Heston estrela como Brad Braden, o durão gerente do circo, que vive e respira apenas para manter o show continuando.
Com a Grande Lona a ponto de ir à lona, Braden contrata o Grande Sebastian (Cornel Wilde), um ousado e lendário trapezista, para revitalizar o espetáculo. Sua chegada desperta a rivalidade e admiração de Holly (Betty Hutton), namorada de Braden e estrela do trapézio. Após uma desafiadora batalha para recuperar seu lugar no centro do picadeiro, Holly logo se divide entre o amor do heróico Brad e do cínico Sebastian.
Completando a explosiva mistura com um galante treinador de elefantes, trapaceiros e um adorável palhaço (James Stewart) com um passado secreto. Todos os personagens formam uma cena tensa de assistir.
Dia 15
O Circo do Medo
EUA,1954. 93 min.
Depois de escapar de um hospital psiquiátrico, um maníaco homicida, chamado Dublin O’Malley (Sean McClory) se integra num confortável e familiar ambiente de seu passado – o famoso circo de Clyde Beatty.
Quando uma série de acidentes e falhas ameaça arruinar o show, Clyde Beatty, o dono (interpretado por ele mesmo), e o gerente Frank Wallace (Pat O’Brien) decidem chamar o celebrado escritor policial, Mickey Spillane, especialista em crime, para ajudar a solucionar o mistério.
A investigação de Spillane revela o aparente alvo da assustadora situação – a bela trapezista Valerie St. Dennis (Marian Carr), que se tornou a obsessão do desequilibrado O’Malley.
Dia 22
Trapézio
Brasil, 1956. 106 min.
Tino Orsini (Tony Curtis), vem de uma tradição familiar circense, e viaja à Europa para conhecer Mike Ribble (Burt Lancaster), um dos poucos trapezistas que consegue realizar um salto mortal triplo.
Ribble está machucado devido um acidente de trabalho, então, Orsini o convence a trabalharem como uma dupla. Tudo vai bem até que a interesseira Lola (Gina Lollobrigida) chega para fazer parte do número e criar um triângulo amoroso que poderá ter conseqüências trágicas.
Dia 29
Noites de Circo
Suécia, 1953. 93 min.
O filme é considerado uma das grandes obras-primas do cineasta Ingmar Bergman. No interior da Suécia, uma decadente companhia circense se prepara para um novo espetáculo.
O diretor do circo, Albert, vive uma relação infernal com sua jovem amante, Anna. A situação piora quando ela se deixa seduzir por um ator local.