Grupo carioca Tono se apresenta no Prata da Casa

Por: Redação

No dia 9 de fevereiro, terça, às 21h, o grupo Tono toma conta da Choperia do Sesc Pompeia com o seu caleidoscópio musical que passeia por diferentes ritmos, do rap à bossa. O show integra a programação do projeto Prata da Casa, que aos 10 anos de existência abre espaço às terças-feiras para novas bandas e artistas mostrarem seu trabalho. Atualmente, a iniciativa tem curadoria do crítico musical e jornalista Marcus Preto.

A mistura de sonoridades presente na música da banda Tono é a principal característica de seus shows e de seu CD, que leva o título “Tono Auge”. E é como numa brincadeira que o grupo se joga em rocks de fundo carnavalesco, bossas misturadas com fanfarra e canções de levadas mais lentas. O destaque do álbum fica para a faixa “Sonhador Sonâmbulo”, canção que resume no verso “Aposto nas ações do prazer” o intuito dos integrantes do Tono.

Rafael Rocha, além de vocalista da banda é o responsável pelas baquetas e pela caixa da bateria. Experiente na estrada da música, ele toca com Adriana Calcanhotto, Sílvia Machete, Binário e Brasov. Ao lado dele se encontra Ana Cláudia Lomelino, multi-artista dedicada à dança, à fotografia e à manipulação digital, cuja voz já ganhou comparações à da cantora Nara Leão. Prole de um dos maiores gênios da música brasileira, Bem Gil envolve as sonoridades com o som de suas guitarras, que se completam com Bruno Di Lullo no baixo (também do grupo Binário e Silvia Machete) e Leandro Floresta, nas flautas, violão e voz.

divulgação
Banda Tono

Sobre a banda
No dicionário, a definição para Tono é exatamente esta: “Substantivo masculino. 1. Tom de voz. 2. m.q. Tonadilha (canção ligeira). 3. Música alegre, ária, modinha. 4. Estado de espírito, ânimo, disposição. 5. m.q. Tona (pele, casca). 6 elasticidade e resistência”.

Já na música brasileira dos anos 2000, Tono é uma banda filha de outras bandas – ou seja: uma banda em que todo mundo tem outras raízes, trabalhos alternativos, e, ali, faz o que bem entende, da maneira mais “elástica e resistente” possível. Ana Cláudia Lomelino é multiartista e astróloga.

Rafael Rocha integra as bandas cariocas Brasov e Binário, além de acompanhar a cantora Silvia Machete em shows e discos. Bem Gil é baixista da banda do pai, Gilberto Gil, e da irmã, Preta Gil. E assim o mundo gira.

No palco, podem misturar Rita Lee com Michael Jackson, Baby Consuelo (do Brasil) com David Byrne, Duran Duran com Tropicália. Mas no disco, o negócio é mais autoral. Ano passado, lançaram “Tono Auge”, trabalho de estreia. Como pretendem lançar pelo menos um álbum por ano, pensam agora no próximo. E as mãos já estão à obra.

Por Redação