Top! Top! Top!
A partir da obra do cartunista Henfil, foi concebido o espetáculo Top!Top!Top! com apresentações, dias 6 e 7, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Com direção de Pedro Granato, a montagem do Grupo Ivo 60 traz personagens marcantes na história brasileira entre as décadas de 1960 e 1970, entre eles Graúna, Baixim e Cumprido. A peça conta com o apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro.
Com temáticas sociais e uma dose de denúncia, os desenhos de Henfil retrataram o período da ditadura que assombrava a população brasileira por meio da luta pela democratização liderada pelas artes, entre elas, as charges publicadas no Pasquim, Jornal do Brasil e outros meios de comunicação da época.
Sobre o autor e sua obra
Nascido em 1944, Henfil é irmão do sociólogo Betinho e cartunista desde os 18 anos. Entre as publicações em que trabalhou, estão a revista Alterosa, o Jornal dos Sports, o suplemento O Sol, o Pasquim – importante semanário fundado por Jaguar, Ziraldo e Millôr Fernandes -, o Jornal do Brasil e muitos outros. Até sua morte, em 1988, de AIDS, foi uma das principais referências políticas de sua geração.
- Esta proteína reduz o risco de doenças cardíacas em 27%
- Entre sabores e vinhos: Abbraccio promove experiência de menu harmonizado a partir de R$ 139
- Gol e Latam alteraram as regras de bagagem recentemente; você já está por dentro?
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
No palco, Graúna, Zeferino e Bode Orelana moram na caatinga e buscam um pouco de água para aliviar o sofrimento. Enquanto isso, no sul, os frades Baixim e Cumprido procuram respostas para questionamentos sobre a condição humana. Em meio a objetivos diversos, os personagens se misturam em direção à palavra esperança.
Utilizando uma trilha sonora executada ao vivo pelos atores, e dirigida por Amilcar Farina, o grupo procura desvendar o Brasil de hoje por meio das ações do passado. O riso crítico, uma vez direcionado contra a ditadura, é ainda uma forma potente de canalizar as insatisfações atuais.