“Torquemada – 17 Balas” aborda ditadura militar

Espetáculo teatral resgata memórias da opressão do passado ao presente

reprodução
Em formato Teatro Fórum, a peça permite a participação do público ao final

Rememorar os acontecimentos da história recente do Brasil – que anularam todo e qualquer direito a livre expressão – é um exercício necessário ao cidadão que deseja viver em uma sociedade justa, livre e democrática. A fim de oferecer esta oportunidade ao público, o Teatro Coletivo recebe o espetáculo “Torquemada – 17 Balas”, em curta temporada (de 31 de março a 10 de abril), com entrada Catraca Livre.

Releitura de um texto do dramaturgo Augusto Boal, escrito em 1971, a peça resgata as memórias de períodos de opressão em um diálogo entre passado e presente. Os abusos atuais nas periferias são explicados como um reflexo da impunidade do regime militar, e um resquício pensamentos presentes desde os tempos de Tomás de Torquemada, inquisidor espanhol.

O espetáculo utiliza a técnica do Teatro Fórum em sua apresentação. Nela o público tem a oportunidade de discutir a temática e entrar em cena para transformar a realidade apresentada, ao final da apresentação.

Dirigida por Kelly di Bertolli , a peça integra o projeto “Torquemada: Resgatando Memórias da Opressão do Passado ao Presente”, que também traz oficinas de Teatro Fórum, com jogos teatrais  de reflexão sobre os temas e mobilização nas redes sociais.

Após a temporada em São Paulo, a peça segue em turnê por Guarulhos, Taboão da Serra, Rio Claro, Campinas, Santos, São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Brasília.

Por Redação