Trio Jogando Tango no Música no Masp

O trio Jogando Tango, formado pelo argentino Juan Pablo Ferrero (violão) e os brasileiros Ricardo Pesce (acordeom) e Vinicius Pereira (contrabaixo), é a nova atração da série “Música no Masp” desta terça-feira, 2, às 12h30, no auditório do Museu de Arte de São Paulo. A entrada é Catraca Livre.

O Jogando Tango é a adaptação dos grandes arranjos de quarteto para formação de trio, substituindo o guitarrón argentino pelo contrabaixo de cinco cordas e adaptando o acordeom ao som tão particular do bandoneón.

Criado em 2009, o grupo inspirou-se nos anos 60, período em que muitas orquestras típicas foram reduzidas a pequenas formações: sextetos (como o Sexteto Tango, Sexteto Mayor), quintetos (como o Quinteto Real), quartetos (Cuarteto Típico Troilo-Grela), trios e duos (como o Duo Troilo Grela).

O primeiro CD do trio foi lançado no início deste mês e leva o nome “Hecho a Mano”. O repertório do álbum baseou-se no trabalho de pesquisa desenvolvido sobre a música composta e executada em Buenos Aires, entre 1910 e 1970, e traz tangos, milongas e valsas de ícones da música argentina, como Aníbal Troilo, Roberto Grela, Aníbal Arias, Ubaldo De Lio, Hugo Rivas e Leopoldo Federico. A proposta é reproduzir a sonoridade praticada na época. O Jogando Tango interpreta, assim como as formações dos anos 60, composições das raízes do tango.

Por Redação