Vai para o Rio de Janeiro? Saiba os pontos que você precisa ver!

Época de Olimpíadas e o Rio de Janeiro está ainda mais lindo. Cheio de cores, mistura de línguas, gente animada e muita torcida, a Cidade Maravilhosa está tirando muitos suspiros internacionais. Estivemos pelo Rio até ontem e preparamos um guia rápido para quem vai viajar e ficar um dia, um final de semana ou uma semana completa por lá.

A intenção é não te deixar perdido por lá e te dar dicas bem legais e econômicas de passeios que vão ficar pra sempre na sua memória. Vai por nós, de Rio de Janeiro estamos manjando bem! ;)

Se você vai ficar no Rio por…

Uma semana

Dá pra aproveitar bastante coisa. Tire o primeiro dia para se organizar com mapa, transporte público, se informar sobre comércios próximos de sua estadia e sobre o trânsito da cidade. Devido aos Jogos, algumas linhas são exclusivas para voluntários, delegações e espectadores, ou seja: encontre o melhor caminho para visitar os pontos turísticos e saia sempre com antecedência (principalmente de noite).

Reserve um dia para visitar o Corcovado, almoçar em Copacabana e curtir a praia durante o dia. Depois vá assistir ao pôr do sol no Arpoador. Não tem como não se arrepiar ao aplaudir o sol e toda a energia maravilhosa de frente ao mar!

Pira Olímpica. (Foto: Raíssa Ribeiro)[/img]

No quinto dia aproveite para comprar lembrancinhas para a família e fazer compras. Você vai encontrar preços bem legais em Madureira. Ah, dá para juntar um passeio ao Parque Madureira no final do dia. Além da feira gastronômica, o lugar ainda tem shows e baile charme em dias específicos. Fique de olho na agenda!

Sexto dia. Já cansou? Tenho certeza que não. Bora fazer trilha! Se quiser um alto grau de dificuldade, enfrente a subida da Pedra da Gávea. Em nível médio tem o Morro Dois Irmãos e a Pedra Bonita para algo mais leve (são só 30 minutos de subida). Depois refresque-se na praia mais próxima. Nos pés do Morro Dois Irmãos tem nada mais nada menos do que o Leblon. Chato né?

O último dia não precisa ser tão agitado, mas imaginamos que você queira fechar com chave de ouro, certo? Garanta um ingresso para assistir à alguma partida (qualquer esporte está valendo. A energia é incrível!) no Parque Olímpico. Dê uma boa volta por todo o complexo, tire fotos e converse com gringos. É sempre uma ótima experiência!

Um final de semana

Pode parecer que não, mas dá para curtir o Rio de Janeiro em um final de semana. Pegue os principais passeios (Cristo Redentor, Pão de Açúcar, praia de Copacabana…) e se programe direitinho. Quanto menos tempo você perder, mais consegue aproveitar.

Faz total sentido se quiser fugir do movimento gigantesco destes pontos turísticos. Sabendo que o fluxo de imigrantes no Rio está bem alto e que a grana pode estar curta, há opções de passeios gratuitos ou com entradas bem baratinhas.

O Museu do Amanhã é bem interativo para todos os públicos. Mas é bom ficar atento ao funcionamento neste período dos Jogos. Até o dia 30 de agosto, a venda de ingressos será feita exclusivamente pela internet. Serão disponibilizados 6.300 bilhetes (gratuitos e pagantes) por dia, com horário marcado, e os brasileiros e turistas podem efetuar o pagamento com cartões de crédito e débito em 25 diferentes moedas.

No período Olímpico, não haverá gratuidade às terças-feiras, apenas em casos previstos em Lei e na política de visitação.

O Museu do Amanhã ampliará ainda o seu funcionamento entre os dias 5 e 21 de agosto, abrindo diariamente, inclusive às segundas-feiras (quando normalmente está fechado), das 10h às 17h. Excepcionalmente nos dias 14 e 21 de agosto (domingo), por causa da maratona que passará pela Praça Mauá, o Museu funcionará das 15h às 21h, encerrando as vendas às 20h.

O Parque Lage é ideal para quem gosta da conexão com a natureza. Cheio de grutas, construções inglesas e escadarias de pedra, o parque é uma das melhores opções no Rio para dar aquela respirada mais profunda e renovar as energias.

O Jardim Botânico também é uma opção super legal para os admiradores de belezas naturais. A entrada é R$ 10 mas tem meia para estudantes, crianças e idosos. A câmera é o acessório principal para visitar o Jardim. Não tem como admirar tudo sem trazer memórias para o seu álbum de fotografias!

Um dia

Se o esquema é bate e volta, é bate e volta que vamos fazer. Como o tempo é curto, provavelmente você não vai conseguir conhecer tudo de melhor que o Rio de Janeiro oferece. Não tem problema! Se a passada é rápida, aproveite a praia, os restaurantes beira-mar e um bom passeio pelo calçadão de noite. Não deixe de provar um sacolé (conhecido em São Paulo como gelinho e em Brasília como chup chup) e beber Guaracamp. Se não fizer isso, fala sério… você não passou pelo Rio.

O sacolé do momento é o Caipilé Carioca. Se você gosta de um gostinho de doce com cachaça, vale experimentar!