Veja quem são os curadores da Bienal

Com curadoria de Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, a 29ª Bienal de São Paulo contacom um grupo de curadores convidados. Sã eles: Fernando Alvim (Angola), Rina Carvajal (Venezuela / Estados Unidos), Yuko Hasegawa (Japão), Sarat Maharaj (África do Sul / Reino Unido) e Chus Martinez (Espanha).

Confira a história de cada curador

Moacir

É  pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 1990. Foi curador do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), no Recife (2001-2006). Membro da equipe curatorial do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais (2001-2003), São Paulo.

Co-curador da Bienal do Mercosul (2007), Porto Alegre, e da mostra 10+1. Geração da Virada (2006), Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. Curador de Contraditório – Panorama da Arte Brasileira (2007), Museu de Arte Moderna de São Paulo; Rosângela Rennó (2006), Mamam, Recife; Babel – Cildo Meireles (2006), Estação Pinacoteca, São Paulo; Ernesto Neto/Rivane Neuenschwander (2003) e Adoração – Nelson Leirner (2002), ambos no Mamam, Recife. Publicou artigos de teoria e história da arte e textos críticos sobre artistas em livros, catálogos e revistas.

Agnaldo

É crítico de arte e curador, e realiza projetos para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1998/2000) e diretor de exposições temporárias do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (1990/1993).

É mestre em História Social pela Universidade de Campinas – UNICAMP e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde atualmente ensina. É autor de ensaios publicados no Brasil e no exterior.

Rina

Curadora e crítica de arte. É curadora adjunta do Miami Art Museum desde 2007. Foi diretora executiva e curadora-chefe do Miami Art Central de 2004 a 2007 e, anteriormente, diretora do Manson Gross Art Galleries da Universidade Rutgers.

Carjaval foi uma das curadoras da 24a Bienal de São Paulo em 1998, e membro da equipe curatorial do Museum of Contemporary Art de Los Angeles (MoCA LA) de 1997 a 2000. Antes, foi curadora de arte contemporânea do Museo de Bellas Artes, e vice-diretora do Museo de Arte Contemporaneo, ambos em Caracas, Venezuela. Carjaval graduou-se em história da arte no Institute of Fine Arts, da New York University.

Sarat

Nasceu na África do Sul e formou-se em uma das universidades racialmente segregadas nos anos de Apartheid. Desenvolveu seu PhD na Inglaterra sobre ‘A dialética do Modernismo e da Cultura de Massa: Estudos na Arte Britânica do Pós-Guerra’.

Professor de História e Teoria da Arte em Goldsmiths, Londres de 1980 a 2005, onde hoje atua como professor pesquisador visitante. Atualmente, é professor de Artes Visuais e Sistemas de Informação, na Universidade de Lund e na Academia de Arte de Malmo, Suécia. Ensinou e pesquisou também em Berlim (2001-02) e em Maastricht (1999-2001).

Fernando

É Vice-Presidente da Fundação Sindika Dokolo e um dos principais atores da cena artística angolana. Trabalhando simultaneamente como artista e como curador de exposições, Alvim levou para Bruxelas, em 1999, o Camouflage – um espaço expositivo cuja principal intenção era dar visibilidade à produção artística africana na Europa.

Nos últimos anos, Alvim idealizou e dirige a Trienal de Arte de Luanda, uma das principais plataformas para a arte contemporânea angolana. Comissariou, juntamente com Simon Njami e durante a Bienal de Veneza de 2007, o projetto “Check List – Luanda Pop”, reunindo o trabalho de cerca de 30 artistas africanos e oferecendo uma visão do panorama mais significativo da criação africana dos dias de hoje.

Chus

É curadora chefe do Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA) desde 2008. Entre 2001 e 2002 trabalhou na Fundação La Caixa em Barcelona, como curadora da Sala Montcada, posição que ocupou entre 2002 a 2005 na Sala Rekalde, em Bilbao, Espanha. Entre 2005 a 2008 foi diretora da Frankfurter Kunstverein.

Formada em Filosofía e História da Arte pela Universidade Autônoma de Barcelona e la Freie Universität de Berlím. Fez mestrado em Curadoria no Center for Curatorial Studies de Bard College em Nova Iorque e em seu doutorado discute o tema sobre a interface entre estética e filosofia da arte.