Viajar de carro pelo Mercosul: saiba como fazer essa viagem

Em parceria com eurodemand
06/01/2017 18:53 / Atualizado em 07/05/2020 04:39

Quem pretende viajar de carro pelo Mercosul pode ter certeza de que encontrará uma bela aventura, muitas paisagem para apreciar e lugares para conhecer.

O acordo do Mercosul começou apenas com Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, porém, os demais países da América do Sul começaram a fazer parte do acordo como associados e, hoje, todos eles estão inclusos.

Essa integração e participação no acordo facilitam para quem vai visitar esses locais, pois a burocracia diminui um pouco.

Mas, mesmo assim, é preciso ficar atento a alguns pontos para conseguir fazer uma viagem tranquila e sem problemas.

O que se atentar na viagem?

Para começar é preciso contar com um seguro viagem internacional, afinal, ninguém quer ter imprevistos fora de seu país e passar aperto.

O seguro pode ser bastante útil durante todo trajeto, ainda mais, se contar com alguma proteção que ajude em relação ao veículo.

A identidade vai funcionar como passaporte em países como Bolívia, Peru e Chile, dispensando o uso de outro documento para poder circular por lá.

Já a habilitação também é necessária, pois para poder dirigir ela é obrigatória. Porém, se a Colômbia estiver no trajeto, será preciso providenciar uma carteira internacional de habilitação, pois a brasileira não é válida por lá.

As correntes para os pneus serão essenciais para quem pretende viajar por lugares que estão cobertos por neve. Elas garantem a segurança dos ocupantes do veículo.

Quem tem o costuma de usar insulfilmes nos vidros, vai precisar remover antes de passar pela Argentina. Lá, esse equipamento é proibido e ainda pode gerar uma multa, além de ser parado por um policial.

O Certificado de Registro e licenciamento do veículo também deve ser levado e, se estiver dirigindo o carro de um terceiro, vai precisar de uma autorização registrada em cartório para isso.

A certidão negativa do Detran também pode ser exigida em alguns países, para conhecer um pouco melhor o histórico do motorista. Isso pode ser solicitado diretamente ao Detran local e costuma ficar pronto em 2 dias.

O seguro tuto também é obrigatório, porém ele funciona um pouco diferente dos seguros que estamos acostumados.

Seguro auto Carta Verde

O seguro Carta Verde é destinado para quem pretende viajar pelos países do Mercosul e vai cobrir acidentes com terceiros, incluindo mortes, danos pessoais, materiais e despesas médicas.

Contratar esse tipo de seguro é bastante simples e sua duração pode ser de acordo com o tempo da viagem. Se pretende ficar um mês fora, pode contratar apenas por esse período.

As seguradoras costumam disponibilizar esse serviço para os seus segurados, porém, na maioria das vezes, ele deve ser contratado à parte.

Para quem tem um seguro convencional, vale lembrar que a cobertura não se estende aos demais países, sendo preciso verificar com a seguradora se há essa possibilidade ou contratar um seguro auto internacional.

Seguindo o roteiro

Depois de estabelecer o roteiro é preciso estar preparado para tudo o que vai acontecer na viagem. Aproveite para curtir a paisagem, mas reserve um pouco de paciência para as fronteiras.

Para entrar em alguns países, pode ser bastante demorado, sendo preciso esperar até uma hora e meia para a liberação. Se os documentos não estiverem certos, corre-se um sério risco, sendo importante verificar os documentos obrigatórios para dirigir em outros países.

O carro também precisa estar em boas condições, pois algumas estradas são bastantes íngremes, exigindo potência do motor e bom funcionamento dos freios.

Na hora de descansar, não se esqueça de ver quais são os pontos de paradas, como hotéis e restaurantes. Para garantir a segurança, o motorista deve estar bem descansado.

Seguindo todos esses cuidados e se atentando a documentação, viajar de carro pelo Mercosul vai ser uma experiência inesquecível.