“Carolineando” sobre Cora Coralina

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) oferece de 6 à 27 de maio (aceita participação após a data de início), das 13h às 17h, as oficinas “Carolineando” ministradas por Paola Prandini.

O ciclo de oficinas tem como mote os 50 anos da publicação do livro “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus. A autora foi uma catadora de papel, negra, semianalfabeta e favelada e que, a despeito de todas as dificuldades, registrou sua realidade em diários que deram origem ao livro que vendeu, na época, mais de 100 mil exemplares, traduzida em 13 idiomas. A publicação até hoje se mantém atual no retrato que fez da discriminação social e racial que a própria Carolina viveu.

O objetivo das oficinas é realizar encontros baseados na educomunicação, que tem como fundamento utilizar as ferramentas comunicativas em prol da educação, instrumentalizar os participantes para o cumprimento da Lei Federal nº 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas brasileiras e atender a necessidades pessoais e profissionais sobre o tema para os demais interessados.

Vagas: 25