Exposição em homenagem aos 50 anos de carreira de Bethânia ocupa Paço Imperial

Entre os dias 3 de julho e 13 de setembro, os cariocas podem conferir um pouco dos 50 anos de carreira de Maria Bethânia. Neste período, o a exposição “Maria de Todos Nós” ocupa o Paço Imperial, no Centro do Rio. A visitação acontece de terça a domingo, das 12 às 18h, com entrada Catraca Livre. A mostra inclui ainda a apresentação de saraus aos sábados e dois domingos. Confira programação abaixo.

A mostra reúne obras de mais de uma centena de artistas plásticos, fotógrafos, poetas e músicos. Batizada com o título de um poema de Mabel Veloso inspirado em sua irmã , a exposição nasceu como um movimento voluntário de amigos e fãs famosos ou anônimos, reunidos pela produtora Ana Basbaum, que estão contribuindo com obras inspiradas no universo da artista.

Com direção geral e expografia de Bia Lessa, a mostra conta com 980 fotografias, 302 obras e 120 objetos de 160 artistas e fotógrafos, espalhados pelas doze salas do Paço. E,  nas sacadas e ao redor do prédio ficará uma instalação com tecidos com frases de poetas que foram importantes na formação de Maria Bethânia, demonstrando seu amor pela literatura.

Os elementos da natureza, que tanto permeiam o trabalho da cantora, estarão presentes na exposição. O público também contará com fones de ouvido, para ouvir canções criadas para a intérprete por jovens compositores como Pedro Sá, Moreno Veloso, Leo Tomassini, Rubinho Jacobina, grupo Tira Poeira e Ivor Lancellotti.

A programação ainda inclui, saraus aos sábados e domingos, às 16hs, com lotação de 80 pessoas. E, contará, ainda, com uma mostra de filmes e vídeos e DVDs de Maria Bethânia, todos os dias das 13hs às 17hs com distribuição de senhas no local.

Mostra ainda conta com filmes e DVDs

Programação

25/07, sábado – Moreno Veloso e Pedro Sá

01/08, sábado – Kiko Horta

08/08, sábado – Luana – Banda Afro Cultural Ojuobá Axé

15/08, sábado  – André Mehmari

22/08, sábado – Egberto Gismonti

23/08, domingo – Rubinho Jacobina

29/08, sábado – Jorge Mautner

30/08, domingo – Gleide Cambria

12/09, sábado – Júlio Diniz (sarau de poesia)