Rolé a pé: 9 passeios para curtir o Rio sem gastar nenhum tostão

Já prepara o tênis e convida a galera, pois listamos 9 passeios para você mergulhar em todas as histórias, riquezas e valores do Rio! De Santo Antônio a São Bento, de Botafogo ao Theatro Municipal, do Catete a Pedra do Sal, os tours promovem uma viagem pelas curiosidades e fatos marcantes da Cidade Maravilhosa.

Com pontos de encontro marcados entre às 9h e às 14h, o projeto tem ingressos Catraca Livre, no esquema colaborativo de “pague quanto vale”.

*Por ser um projeto colaborativo, ao final do passeio, a organização pede uma contribuição voluntária aos participantes, que doam o valor desejado.

Veja os detalhes para não se perder por aí:

O roteiro começa no Largo da Carioca, centro popular da cidade desde o Brasil Colônia. O tour ainda passeia pela Igreja do Convento de Santo Antônio, Praça XV, onde imperadores foram coroados e que guarda os restos mortais de Pedro Alvares Cabral. O público ainda visita a Candelária, que tornou-se a mais grandiosa igreja da cidade. De lá o rolé segue até o Mosteiro de São Bento, conhecendo internamente essa joia do barroco brasileiro.

  • Morro da Conceição
    Ponto de encontro: Av.Rio Branco, 1
    Quando: dia 12 de agosto, sábado, às 14h

Partiu conhecer o Morro da Conceição e saber mais com a historiadora e professora Priscila Monteiro sobre o Cais do Valongo, a Pedra do Sal, o nascimento do samba aos pés do Morro e muito mais!

  • Quando o Rio era Paris
    Ponto de encontro: Escadaria do Theatro Municipal
    Quando: dia 13 de agosto, domingo, às 10h

O charme da Belle Époque e a região profundamente transformada no início do século XX para se tornar a Paris dos trópicos são os temas deste passeio. O roteiro começa na Cinelândia, centro da grande reforma urbana encomendada que passou a ser conhecida como ‘Reforma Pereira Passos’. A arquitetura eclética francesa é mostrada aos visitantes. De lá, o grupo segue pela região da outrora ‘Avenida mais bela do mundo’, a Avenida Beira Mar, até chega à Praça Paris, herança simbólica de grande importância desses anos em que o Rio namorava a capital francesa.

Partiu conhecer a história dos bairros da Lapa e da Glórias, do Rio Colonial aos tempos modernos. Construções seculares, moradores ilustres e grandes intervenções na paisagem da cidade estão em nosso roteiro. O roteiro inclui a fabulosa escadaria Selarón, a casa do pintor Vítor Meireles, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e Villa Aymoré.

  • Orla Flamengo
    Ponto de encontro: Monumento a São Sebastião – Praça Luís de Camões
    Quando: dia 20 de agosto, domingo, às 9h30

O tour viaja por um dos primeiros bairros da Zona Sul ocupado pelos padroeiros, a fim de conhecer locais como Outeiro da Glória, Hotel Glória, Monumento à Abertura dos Portos, Edifício Manchete e diversos edifícios importantes como o Seabra, o Praia do Flamengo e o Select. O público ainda passeia pelo Pavilhão Japonês, primeira sede do Clube de de Regatas Flamengo, edifícios marcantes o Castelinho do Flamengo, Teatro de Marionetes Carlos Werneck e a foz do Rio Carioca, a principal fonte de água doce da cidade no período colonial. O tour se encerra no Monumento a Estácio de Sá.

  • Museu Histórico Nacional
    Ponto de encontro: Entrada principal do Museu – Praça Mal. Âncora, s/n
    Quando: dia 20 de agosto, domingo, às 13h

Mediado pela Professora e Historiadora Priscila Monteiro, o tour viaja pela história do Brasil através do maior acervo histórico do país: o Museu Histórico Nacional e sua exposição de longa duração.

  • Santa Teresa
    Ponto de encontro: Largo do Curvelo – Sta Teresa
    Quando: dia 26 de agosto, sábado, às 10h

A historiadora Priscila Monteiro apresenta a história e os atrativos desse bairro que foi refúgio da aristocracia carioca e hoje é o polo artistico e festivo do Rio de Janeiro. Veremos o Largo do Curvelo, o Largo dos Guimarães, o Parque das Ruínas e muito mais.

  • Do Ontem ao Amanhã
    Ponto de encontro: Palácio Tiradentes | Rua da Assembléia
    Quando: dia 27 de agosto, domingo, às 10h

A historiadora Priscila Monteiro começa esse passeio na Praça XV de novembro e passeia pelo Paço Imperial, Arco do Teles, Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França Brasil, Orla Conde e o Museu do Amanhã com sua arquitetura arrojada é um ícone do novo.

  • Rio de Glórias
    Ponto de encontro: Palácio do Catete – R. do Catete, 153
    Quando: dia 27 de agosto, domingo, às 13h30

De jardins do tempo do império até o modernismo de Burle Marx descubra paisagens e intervenções que contam a história da cidade. O ponto de partida desse passeio é o Palácio do Catete, seguindo pela praia do Flamengo sentido ao bairro da Glória, o que se revela diante dos olhos são prédios que mudaram à realidade do Rio em diversos momentos. Ao atravessar para o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes esse roteiro revela o Mausoléu dos pracinhas que lutaram na Segunda Guerra Mundial, e localizado diante desse monumento podemos ver a Marina da Glória, onde a modernização trazida pelas olimpíadas se faz presente lado a lado com a História.

O Rio é lindo: