Cariocas arrecadam agasalhos para moradores de rua
O frio chegou, mas muitos não conseguem se aquecer. E, tentando solucionar isso, cariocas promovem no próximo dia 26 um evento no formato “street store”, onde moradores de rua poderão escolher roupas de frio como em uma loja. A ação acontece na Praça da Cruz Vermelha, na Lapa, das 10h às 16h.
“Vi um morador de rua se arrastar no chão do centro do Rio em um horário de pico e as pessoas passavam por cima dele, sem olhar para baixo, ele parecia não existir. Me senti muito impotente, queria fazer algo mas não sabia como”, conta Sheyla Santanna, uma das organizadoras do Street Store carioca. E, através do Facebook, a ativista conheceu o formato street store e deu inicio a ação. “Um amigo de Brasília postou um vídeo sobre o assunto,escrevi perguntando se ele estava organizando e uma pessoa do Rio se pronunciou querendo fazer. Ao mesmo tempo, uma outra poblicou sobre street store em um grupo. Então, nos unimos para fazer um evento só”, explica.
As roupas já estão sendo recolhidas em diversos pontos do Rio como Flamengo, Copacabana, Lapa, Méier, Del Castilho e na Uerj. As peças doadas precisam estar limpas e em condições de uso, todo o material é selecionado por voluntários. A organização conta com quatro pessoas e a participação da ONG Pró Amor.E, o grupo recruta mais pessoas para a ação. “Basta participar do evento no Face e dizer em que quer trabalhar, teremos reuniões com todos os voluntários, a pessoa tem que estar disposta a viver essa experiência”, afirma Sheyla.
Para saber como doar e como se voluntariar, acesse o evento no Facebook. Conheça um pouco mais do movimento mundial “street store” no vídeo abaixo:
Página no Facebook conta histórias de pessoas em situação de rua