Concurso seleciona ideias criativas para o Rio

Selecionados vão participar de exposição itinerante financiada por apoiadores do projeto

Uma máquina que troca lixo reciclável por créditos no cartão do Bilhete Único, a criação de espaços de convivência no morro Santa Marta e um circuito de ciclovias ligando a Tijuca ao Fundão são só algumas das ideias que apareceram em resposta à “Chamada

Projeto de intervenção ao longo  do metrô já despertou a atenção da prefeitura

Criativa” do projeto Simplicidades.

Com o objetivo de incentivar e dar visibilidade a ideias criativas voltadas para a melhoria do espaço urbano, o concurso tem inscrições abertas até o dia 1º de abril.

Mesmo antes da exposição, as ideias andam chamando atenção por aí. Na divulgação do projeto, Rapizo e seu sócio, André Almeida,  falaram de um projeto de recuperação áreas abandonadas na Avenida Martin Luter King Jr, na Zona Norte, apresentado por Rodrigo Moura.  Mal apareceu, a ideia chamou a atenção da prefeitura, que estava  repensando a área e entrou em contato.

“A nossa ideia é divulgar esses projetos e fomentar o pensamento urbano coletivo”, explica o arquiteto Hugo Rapizo, um dos idealizadores do Simplicidades.

Financiamento coletivo

Podem ser enviados trabalhos já inéditos ou não, de todo tipo de intervenção em área urbana. Os melhores trabalhos vão participar de uma exposição itinerante que vai rodar as principais universidades e espaços de discussão da cidade. O concurso não é restrito a arquitetos – pessoas de todas as formações podem participar.

E você, tem alguma ideia criativa para o Rio? Veja o regulamento no site do Simplicidade e participe.

Para a realização da exposição, os realizadores estão fazendo uma campanha de arrecadação no Catarse. É possível contribuir com doações a partir de R$10.