A origem do nome Choro
Você sabe por que o Choro tem este nome? Na verdade, existem algumas explicações a serem escolhidas.
Primeiramente, dizem que foi pela forma ‘chorosa’, isto é, pela maneira mais emotiva, sentimental, de tocar as músicas europeias que o povo escutava vindo dos salões da nobreza. Para o folclorista Câmara Cascudo, esse nome é derivado de xolo, uma espécie de baile nas fazendas realizado entre os escravos. Para o pesquisador Ary Vasconcelos, o termo liga-se aos choromeleiros, uma corporação musical do período colonial que era bastante popular. O estudioso Tinhorão, por sua vez, diz que a origem do termo choro nasceu pela sensação de melancolia transmitida pelas baixarias do violão, ou seja, o acompanhamento feito na região mais grave desse instrumento.
- Quintas de Choro no Sesc Santo André: Uma Celebração a Música Brasileira
- Quarteto Domingando faz ensaio aberto do show De Choro a Choro na Casa de Cultura da Freguesia do Ó
- Sesc São Caetano retorna com sextas culturais: ‘Choro Dentro de Casa’
- Samba no Rio: confira 9 rodas tradicionais da Cidade Maravilhosa!
Nesse período de gestação, o choro acabou por designar os grupos que tocavam em festas e bailes entre os séculos XIX e XX – antes mesmo do Choro tornar-se um gênero propriamente dito.
No próximo encontro, vamos falar um pouco sobre os instrumentos usados no mundo do Choro.
Para saber mais sobre o Choro, leia o livro “Chorando na Garoa: Memórias Musicais de São Paulo” (adquira o seu através do link http://www.freenote.com.br/), mande e-mail para [email protected] ou acesse a fanpage.
https://www.youtube.com/watch?v=RruT0UKmGIc&feature=youtu.be