Charanga do França oferece oficinas gratuitas de sopro

19/07/2018 00:00 / Atualizado em 23/05/2019 10:24

As inscrições para as oficinas de sopro do instrumentista Thiago França, fundador e líder da Espetacular Charanga do França, estão abertas até o dia 30 de julho. Para participar do processo seletivo, basta preencher a ficha de inscrição online – serão 30 vagas destinadas aos inscritos que comprovem ter conhecimento básico em um instrumento de sopro e que não tenham condições de custear o curso.

Liderada pelo saxofonista Thiago França, a oficina é voltada a músicos de sopro em geral.
Liderada pelo saxofonista Thiago França, a oficina é voltada a músicos de sopro em geral.

As aulas gratuitas acontecem no Estúdio Bixiga, a partir de agosto. Ao todo, serão sete oficinas gratuitas até fevereiro de 2019, quando o bloco faz seu desfile. Os encontros acontecem duas vezes ao mês, às terças-feiras à noite, das 20h30 às 22h30.

E toda última terça-feira de cada mês, os alunos da oficina, acompanhados do próprio Thiago e dos músicos da Charanga, se apresentam em um ensaio aberto ao público no Mundo Pensante, onde amantes do Carnaval e da música de rua serão convidados a acompanhar a evolução do bloco e a celebrar ao som de temas especiais e diferentes a cada mês.

A Charanga

Comandada por  Thiago França, idealizador do bloco e integrante dos grupos Metá Metá e Sambanzo, a Charanga desenvolve atividades com instrumentos de sopro. O músico ensina os ritmos que são base para o repertório musical do bloco, focado em marchinhas tradicionais de Carnaval, sambas de roda, afoxé, passando também por cumbias entre outros temas. Também serão trabalhadas nas aulas as percepções musical e estética, além de técnicas de articulação, inflexão e sonoridade.

Ao fim do período da oficina, os inscritos participarão dos cinco desfiles, um em cada região da cidade de São Paulo, previstos para o pré e o pós-Carnaval paulistano.

A segunda edição da Espetacular Oficina de Sopro do França é viabilizada via ProAc ICMS por conta do patrocínio da Leo Madeiras.