Conheça 5 rodas de samba da zona sul de São Paulo
Com o intuito de dar visibilidade ao samba às margens da mídia e dos evidentes eixos comerciais, o Samba em Rede divulga a programação de cinco comunidades e projetos de samba localizados na zona sul da cidade.
Confira:
O Pagode da 27 é uma roda que acontece aos domingos, a partir das 16h, no Grajaú. No repertório, predominam sambas autorais de raiz e releituras de clássicos.
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- Decoração de Natal do Shopping Center Norte celebra os seus 40 anos e a conexão com a Zona Norte
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- Aruba: 5 motivos para viajar diferentes dos que os blogueiros mostram
Fundada no dia 26 de agosto de 2005, a roda surgiu a partir da reunião de sambistas na Rua Manoel Guilherme dos Reis – mais conhecida por Rua 27. Entre seus objetivos, estão a preservação das raízes do samba e a revelação de novos talentos.
Quando? Todos os domingos, a partir das 16h
Onde? Rua Manuel Guilherme dos Reis, 500, Grajaú
Quanto? 1kg de alimento não perecível.
Fundada em 2000, a roda tem como objetivos devolver aos moradores do bairro a auto-estima por meio da música e revelar novos compositores da região. Outra de suas fortes características é a multiplicidade da faixa etária que frequenta o evento.
Quando? Todos as segundas-feiras, a partir das 20h30
Onde? Casa de Cultura de Santo Amaro – Praça Doutor Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro
Quanto? Contribuição voluntária de R$5.
Fundado em 2006, o projeto tem como objetivo o resgate e a preservação da cultura do samba. O repertório contempla obras de compositores como Candeia, Aniceto, Talismã, Cartola, Dona Ivone Lara, Roberto Ribeiro, Roque Ferreira, Beth Carvalho, Adoniran Barbosa e Paulinho da Viola.
Quando? Todo primeiro domingo do mês, a partir das 17h
Onde? Casa de Cultura Popular do M’Boi Mirim – Avenida Inácio Dias da Silva, 1250, Jardim Santa Edwiges
Quanto? 1kg de alimento não-perecível.
O Projeto Cultural Samba de Todos os Tempos realiza sua roda todo terceiro domingo do mês, a partir do meio-dia, no bairro Chácara Santana, zona sul de São Paulo. A entrada é gratuita.
Fundado em 2004, o projeto busca a preservação e o resgate da tradição do samba por meio da música, além de integrar a comunidade em atividades culturais.
Quando? Todo terceiro domingo do mês, a partir das 13h
Onde? Rua João de Santana, 255, Chácara Santana
Quanto? Grátis.
No final da década de 1980, um grupo de amigos apaixonados por samba uniu sua paixão pela música e juntos fundaram no Jardim Nakamura, bairro do extremo Sul de São Paulo, o Poesia Samba Soul, onde realizavam ensaios abertos a amigos e admiradores.
Com o passar do tempo a banda criou o Samba na 2 com o intuito de reunir amigos e antigos integrantes do grupo, além de proporcionar a comunidade um espaço de lazer e conta com o apoio da ONG Favela da Paz e da banda Poesia Samba Soul.
Além da energia transmitida pela roda, os organizadores realizam ações sociais em prol da comunidade. Ainda há espaço para recreação infantil, e as feiras de artesanato e quitutes, que possibilita que a comunidade local se aproprie do evento e promova a geração de renda local. Passam cerca de 1200 pessoas a cada edição do evento.
Quando? Todo segundo domingo do mês, a partir das 15h
Onde? Rua Miguel Dionízio Valle, 35, Jardim Nakamura
Quanto? Grátis.