Fundição Progresso abre inscrições para o concurso de marchinhas

 
O Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso, que chega a sua 10ª edição, está com inscrições abertas de 14 de setembro a 19 de outubro (as inscrições foram prorrogadas e não se encerram mais em 9 de outubro como havia sido informado).

Para participar, basta fazer a inscrição eletrônica e anexar o arquivo da música conforme as normas do edital. Como sempre, o tema das produções é livre.

Com o intuito de estimular a produção musical, uma marchinha de cada região do país será selecionada para a concorrer entre as 10 semifinalistas. O júri anuncia a escolha das três canções finalistas em um grande baile na Lapa, no dia 18 de janeiro.

A partir deste resultado, o público poderá votar nas marchinhas pelo site do Fantástico, da Rede Globo, até o dia 1 de fevereiro. Neste dia, será realizado o baila da “Finalíssima” para premiar o vencedor.

Criado em 2005, o projeto surge com o objetivo de resgatar a tradição dos antigos carnavais a partir dos concursos musicais de marchinhas e da lembrança de algum grande nome da música brasileira.

Depois de homenagear personalidades como Emilinha Borba, Chiquinha Gonzaga e João Roberto Kelly, o concurso faz tributo a cidade do Rio de Janeiro nesta edição. Além da capital ser o reduto das marchinhas, está prestes a completar 450 anos.

Veja “Cadê A Viga?” (Cássio Tucunduva e Rita Tucunduva), a marchinha vencedora do Carnaval de 2014: