Nelson Cavaquinho é homenageado em outubro no Samba em Rede
Nelson Cavaquinho nasceu em 29 de outubro de 1911. Este ano, o compositor do morro da Mangueira completaria 103 anos. Em homenagem ao seu aniversário, o Samba em Rede dedica o mês de outubro ao mestre, sua obra e histórias de sua vida.
Embora tenha trabalhado como soldado, sua inclinação para a vida boêmia foi inevitável. Suas peripécias e bebedeiras o levaram algumas vezes à prisão – onde tinha tempo vago para compor – e, consequentemente, a perder o emprego.
O poeta dedicou-se à música até o fim, sem deixar suas características marcantes desaparecerem. A voz rasgada e a poética metafórica destacaram Nelson de todos os sambistas. Sempre à margem da sociedade, ele foi o autor de sambas-canção mais melancólicos do cancioneiro popular brasileiro.
- 3ª edição do Canto Por Ti avança para a fase de apresentações ao vivo e recebe Graça Cunha, Grazi Medori e Ceumar no Teatro Corinthians
- Projeto de samba exalta o gênero em shows, bate-papos e culinária típica entre março e abril no SESC Santo André
- Graça Cunha canta Dorival Caymmi no Sesc Santo André
- Fabiana Cozza se apresenta no Sesc Santo André com repertório que homenageia Dona Ivone Lara
Nunca fez muita questão da fama, por isso suas canções foram às rádios principalmente na voz de outros intérpretes. Guilherme de Brito, Cristina Buarque, Beth Carvalho, entre outros, levaram o compositor ao grande público. Seu palco era qualquer boteco ou terreiro, onde podia encontrar amigos.
Conheça mais sobre o artista, cuja simplicidade sempre se contrapôs a profundidade de suas composições.