Projeto ‘Eu Sou o Samba’ quer saber: qual o samba da sua vida?
Qual é o samba de sua vida? Essa é a pergunta do projeto audiovisual “Eu Sou O Samba“, dirigido pela artista e pesquisadora Aidê Resende, que pretende captar 365 histórias e publicá-las no site e redes sociais do projeto.
Partindo da certeza de que o samba faz parte da identidade brasileira, a empreitada enfatiza a importância da preservação da memória coletiva e encontra um “denominador comum” cultural, que une todos os entrevistados.
“É uma oportunidade para conferir se o samba faz parte mesmo do repertório afetivo-musical de quem passa ou vive por aqui independente de classe social, referências e preferências musicais”, fala a diretora-pesquisadora.
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
- Grupo Beba do Samba traz a autenticidade envolvente da zona leste ao projeto Roda de Samba no Sesc Santo André
- Santo André celebra arte feminina com projeto Mulheres Em Cantadas
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
O mosaico de histórias revela diferentes sambas: “Espelho“, de João Nogueira e Paulo César Pinheiro, representa a relação entre pais e filhos; “Último Desejo“, de Noel Rosa, relembra a história do primeiro amor; o clássico de Paulinho da Viola “Foi um Rio que Passou em Minha Vida” simboliza as descobertas na vida e na política; entre outras tantas histórias que só o samba eterniza.
Confira: