Conheça os parceiros de Zeca Pagodinho

Em 2001, Zeca Pagodinho reuniu compositores desconhecidos do grande público no quintal de sua casa, em Xerém, RJ, para gravar composições inéditas e valorizar o trabalho de seus parceiros. A iniciativa, que deu visibilidade a muitos nomes do samba, foi resultado de encontros musicais recorrentes no chamado “Jaqueirão do Zeca”. Escute a primeira edição, em que participam Dunga, Efson, Luizinho Toblow, entre outros.

Dudu Nobre, Jorge Aragão e Zeca no quintal da casa em Xerém, RJ

Lançado novamente em 2011 com novos artistas, o CD conta com 16 faixas e 24 vozes – incluindo a do idealizador. No ano seguinte, expandiu-se também para DVD, com a intenção de mostrar os compositores cantando os próprios sucessos. Nesta plataforma, conta-se com 26 faixas – com uma mescla de novos músicos e outros já consagrados.

Nomeado pela terceira vez como “O Quintal do Pagodinho”, o projeto levou à reunião de bambas Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Sombrinha, Zé Roberto, Toninho Geraes, Almir Guineto, Serginho Miriti, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Jorge Ben Jor, Martinho da Vila, Monarco, Mauro Diniz, entre outros.

A proposta do primeiro ‘Quintal’, que busca divulgar os compositores do cantor, evolui. O último lançamento surge com a ideia de mostrar, de fato, o rosto de quem compôs alguns dos principais hits de Zeca. Sem a condição original, de trazer à tona apenas nomes desconhecidos, o projeto continua a esbanjar samba de qualidade. Clique aqui para ver uma playlist do DVD.