Homem é curado do vírus HIV após procedimento arriscado

Um transplante de medula mudou o sistema imunológico do paciente, dando a ele a resistência contra a doença

Por: Redação

Diagnosticado com HIV em 2003, um homem inglês (que ainda não teve a identidade revelada) parece ter sido curado após um transplante de células tronco.

Cura do vírus HIV pode estar mais próxima
Crédito: IStock/mrtom-ukCura do vírus HIV pode estar mais próxima

O tratamento foi realizado por conta de um câncer, mas seus médicos decidiram buscar por um doador com uma mutação genética que resiste naturalmente ao HIV, com a intenção de fazer uma experimentação que pudesse eliminar o vírus. O teste deu certo! O transplante mudou o sistema imunológico do paciente, dando a ele a resistência ao HIV de seu doador.

Esse é o segundo caso semelhante, depois que o “paciente de Berlin”, Timothy Ray Brown, foi curado da Aids em 2007, durante um tratamento contra leucemia. Hoje, ele tem 52 anos e vive em Palm Springs, na Califórnia.

Apesar dos dois casos de sucesso, os transplantes de medula são considerados arriscados e perigosos, tanto que falharam em outras pessoas. O procedimento é sempre autorizado pelo paciente, que deve estar ciente de todos os riscos envolvidos.

De acordo com o New York Times, o clima é otimista e muitos especialistas acreditam na cura do paciente inglês. No entanto, cientistas ainda se referem ao caso como uma “remissão de longo termo”, ou seja, não há garantia de que o vírus não irá retornar ao organismo do homem.

Vale lembrar que o transplante de medula não é uma opção viável para o tratamento da Aids e que, nos dois casos em que o vírus HIV foi eliminado, o foco do tratamento era contra o câncer.

De qualquer forma, Annemarie Wensing, virologista do Centro Médico da Universidade de Utrecht, na Holanda, afirmou em entrevista ao NY Times: “Isso vai inspirar as pessoas de que a cura não é um sonho”.

Os detalhes do precedimento e os resultados do tratamento serão divulgados em uma conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em Seattle (EUA).

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …