10 ótimos filmes independentes para assistir em casa
“Cães de Aluguel”, o primeiro filme da carreira de Quentin Tarantino, foi lançado em 1992. A estreia de Tarantino como diretor contou com um orçamento limitado, de aproximadamente 1,5 milhões de dólares – valor baixo se comparado com as grandes produções cinematográficas.
Para se ter uma ideia, alguns atores tiveram que usar suas roupas pessoais em cena para poder economizar a verba do filme. De todo modo, o cineastas conseguiu provar que, mesmo com alguns cortes e dificuldades, é possível fazer história no cinema: de acordo com a revista Empire, “Cães de Aluguel” é o maior filme independente de todos os tempos.
A seguir, veja uma lista de 10 grandes produções independentes, nacionais e internacionais, para assistir em casa neste final de semana. Lembre-se que a maioria dos títulos está disponível em plataformas de streaming, como Netflix e Net Now.
“O Palhaço” (2011)
Puro Sangue (Paulo José) e Pangaré (Selton Mello), pai e filho, são os donos do Circo Esperança e lideram uma trupe de artistas pelas estradas do país. Entre os espetáculos, surgem muitas cobranças em cima de Pangaré. Ele está exausto e obcecado pela seguinte ideia: “Eu faço todo mundo rir, mas quem é que vai me fazer rir?”
“O Som ao Redor” (2012)
A vida numa rua de classe média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado, após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia (Maeve Jinkings), casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho.
Boa Sorte, Meu Amor (2012)
Dirceu, 30 anos, tem origens que remontam à aristocracia latifundiária do sertão pernambucano. Conformado em uma espécie de amnésia subjetiva, ele tenta enterrar o passado de sua família. Dirceu vive no Recife, cidade cuja paisagem sofre um descontrolado processo de transformação, em parte graças ao seu trabalho em uma empresa de demolição. Maria compartilha as mesmas origens sertanejas, embora use a cidade para outro propósito. Para ela, é uma despojada estudante de música com alma de artista. Se Dirceu aspira a um mundo estável e presente, Maria vive em discordância com o presente. Para ela, nada é como deveria ser. A presença de Maria, quase uma aparição, desencadeia em Dirceu a urgência por mudanças. Em uma rota de fuga e peregrinação pelo deserto, um encontro singular está marcado para acontecer.
“Doméstica” (2001)
Sete adolescentes assumem a missão de registrar, por uma semana, a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque de intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar, transformando-se em um potente ensaio sobre afeto e trabalho.
“Frances Ha” (2012)
Frances (Greta Gerwig) e Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga, dividem um apartamento em Nova York. A garota recusa o convite do namorado para morar com ele para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, um tempo depois, a amiga não mostra a mesma consideração quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado. Frances precisa então achar um novo lugar para morar, mas o lado financeiro é um problema, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance de integrar o grupo de bailarinos que encenará o espetáculo de Natal. Mesmo diante das dificuldades, Frances se joga de cabeça em seus sonhos, apesar de a possibilidade de realização deles ser pequena.
“Trainspotting, Sem Limites” (1996)
O diretor de Cova Rasa baseia-se no livro famoso de Irvine Welsh sobre um grupo de escoceses viciados em drogas. Renton, Spud, Sick Boy, Tommy e Begbie: são cinco os garotões que vivem num bairro classe média da cidade de Edimburgo, mergulhados nas drogas para fugir do cotidiano medíocre. O protagonista é Renton (Ewan McGregor), que tenta se livrar da heroína, mas acaba voltando às drogas por causa dos companheiros. Sem moralismo e falsas mensagens, o filme acompanha a rotina alucinante dos garotos e traça um retrato da geração desesperançada dos anos 90.
“Precisamos Falar Sobre o Kevin” (2011)
Eva (Tilda Swinton) é mãe de Kevin (Ezra Miller), adolescente que cometeu assassinato em massa em sua escola. Sem conseguir entender as ações do filho, ela tenta lidar com sua dor e o sentimento de culpa, por se sentir responsável pelo fato.
“Preciosa” (2009)
No Harlem, a jovem Claireece “Precious” Jones (Gabourey Sidibe) sofre as mais diversas privações. Abusada pela mãe, violentada pelo pai e grávida de seu segundo filho, é convidada a frequentar uma escola alternativa, na qual vê a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida.
“Cães de Aluguel” (1992)
Durante um assalto a uma joalheria, Mr. White (Harvey Keitel), Mr. Orange (Tim Roth), Mr. Pink (Steve Buscemi) e Mr. Blonde (Michael Madsen), os quatro assaltantes contratados por Joe Cabot (Lawrence Tierney), são surpreendidos pela polícia e, após um tiroteio, conseguem escapar. O experiente Mr. White desconfia que alguém do grupo é um policial disfarçado. Mas como descobrir o delator? O que fazer com Mr. Orange, que foi baleado e sangra lentamente até a morte? Por que Mr. Blonde voltou tão diferente e incontrolável da cadeia?
“Shame” (2011)
Em Nova York, Bradon (Michael Fassbender) mantém sua vida particular guardada a sete chaves, isso lhe permite realizar os mais diversos desejos sexuais. Porém, a chegada repentina da irmã Cissy (Carey Mulligan) faz com que sua vida seja alterada por tempo indeterminado.