Pesquisa sugere que dieta pode ajudar a prevenir Alzheimer
O mal de Alzheimer ainda esconde mistérios quando se fala em prevenção, mas um estudo recém-divulgado sugere que uma dieta chamada MIND pode ajudar nesse processo. O programa alimentar é uma mistura da dieta mediterrânea com a dieta DASH, que prometem retardar ou evitar o aparecimento do aparecimento da doença.
A dieta mediterrânea é rica em peixes, alimentos com gorduras saudáveis, vegetais e grãos integrais. Já a Dash é composto por frutas e outros vegetais. O resultado é um regime que tem seguido bons resultados no combate ao Alzheimer e outras doenças cardíacas e degenerativas.
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Estes sinais podem indicar doença silenciosa no fígado
- Esta fruta fortalece a memória e ainda ajuda a preservar a visão
- A solução contra a gordura visceral pode estar nesta fruta
A pesquisa realizada pela Universidade Rush, em Chicago (EUA), concluiu que pessoas que seguem a dieta MIND têm 53% menos chance de desenvolver Alzheimer do que aqueles que não adotam o programa. Até mesmo aqueles quem não acompanha as orientações à risca levam vantagem, com 35% menos risco.
O estudo foi realizado ao longo de cinco anos, com cerca de 900 pessoas nos Estados Unidos. Para chegar as conclusões, foram verificados vários fatores além da alimentação, como a prática de atividades físicas e a educação dos participantes.