“A Construção” traz trama de 1923 adaptada

Conto de Franz Kafka ganha adaptação de Roberto Alvim

Por: Redação
divulgação
Adaptação de conto de Franz Kafka em cartaz até 5 de fevereiro

O conto “A Construção”,  escrito por Franz Kafka em 1923, traz um enredo que pode ser considerado atual quase um século depois: uma criatura constrói uma toca subterrânea para se proteger dos perigos do mundo externo. Hoje, o contexto é outro, mas há uma infinidade de pessoas que se enclausuram atrás de um microcomputador, distante da “vida real”.

A trama serve de base para a adaptação de Roberto Alvim, que traz o protagonismo de Caco Ciocler. O monólogo fica em cartaz na Caixa Cultural Sé, de 26 de janeiro a 5 de fevereiro, de quinta a domingo, sempre às 19h30, com entrada Catraca Livre.

Escrita quando Kafka já sofria de tuberculose, o que fez com que a trama ganhasse contornos mais dramáticos devido a proximidade da morte, a adaptação traz Caco Ciocler interpretando Kafka durante o processo de criação da obra e traz, ainda, elementos do enredo original: o ator interpreta, ao mesmo tempo, o autor e o personagem da obra. Outra anologia é o quarto de Kafka e o a toca subterrânea da história de 1923.

No dia 27, será oferecido um encontro, às 17h, com o diretor, que discorrerá sobre a obra do escritor tcheco. “Kafka, o teatro e a contemporaneidade” terá as incrições realizadas por ordem de chegada.

A dupla Ciocler-Alvim repete a parceria de sucesso emplacada com “45 minutos” na temporada 2011.

Por Redação