Cine Phenomena faz homenagem ao cinema subversivo de Jodorowsky

Sessões do projeto acontecem no CCSP e têm ingressos a R$ 1

Neste sábado, dia 26, o Centro Cultural São Paulo recebe o Cine Phenomena, projeto especializado em exibições de filmes de fantasia, horror e ficção. Com ingressos a R$ 1, essa edição leva obras subversivas e viscerais do franco-chileno Alejandro Jodorowsky ao espaço. As sessões acontecem a partir das 17h.

A fim de explorar o lado mais ousado e não convencional da sétima arte, o Phenomena exibirá os longas setentistas “A Montanha Sagrada” e “El Topo“, filmados em 1973 e 1970, respectivamente. Os filmes têm áudio em inglês e legendas em português.

Confira a sinopse, o trailer e o horário de exibição de cada filme abaixo:

[tab:A Montanha Sagrada]

Sessão às 17h

The Holy Mountain, EUA, 1973, 114 min, 18 anos, Bluray, legendado
Direção: Alejandro Jodorowsky
Elenco: Alejandro Jodorowsky, Horacio Salinas, Zamira Saunders

A Montanha Sagrada é uma enxurrada de imagens profanas e simbolismo existencial representando a busca espiritual pela iluminação através do confronto da ilusão com a verdade. O Alquimista (Jodorowisky) reúne um grupo de pessoas de vários estilos de vida para representar os planetas do sistema solar. A intenção oculta do adepto é encaminhar seus recrutas por estranhos ritos místicos e despi-los de suas bagagens mundanas antes de embarcarem em uma viagem para a Ilha de Lótus. Lá eles ascendem a Montanha Sagrada afim de destronar os deuses imortais que secretamente governam o universo. O filme foi um escândalo no Festival de Cannes de 1973 e continua sendo uma experiência desafiadora mesmo para os cinéfilos mais ousados!

[tab:El Topo]

Sessão às 20h

El Topo, Mexico, 1970, 125 min, 16 anos, Bluray, legendado
Direção: Alejandro Jodorowsky
Elenco: Alejandro Jodorowsky, Brontis Jodorowsky, José Legarreta

Das várias lendas que cercam esse filme, uma conta que John Lennon exigiu que o gerente de sua gravadora comprasse os direitos da obra para exibi-lo em Nova York. Em pouco tempo o filme tornou-se um cult nas sessões de meia-noite no circuito underground. El Topo (Alejandro Jodorowsky), um pistoleiro que veste negro, inicia uma transformadora jornada pelo deserto. Lá ele desafia quatro mestres guerreiros, testemunha a violência brutal de um mundo sádico e cruel e se declara Deus. Topo é acompanhado pelo filho (Brontis Jodorowsky), que deve enterrar sua infância para tornar-se um homem. Um filme poderoso, selvagem e bizarro, onde Jodorowsky abre mão de toda e qualquer convenção para se expressar artística e intelectualmente com 100% de liberdade. O resultado é um dos filmes mais interessantes, controversos e originais de todos os tempos, e que dificilmente deixará um espectador indiferente.

[tab:END]