A Cinemateca Brasileira e o Goethe-Institut São Paulo apresentam, entre os dias 30 de setembro e 08 de outubro, uma retrospectiva inédita da obra da artista brasileira Betty Leirner.

Formada em cinema pela USP, Betty Leirner trabalha na convergência de vários suportes e linguagens, dedicando-se há pelo menos duas décadas à realização de sua obra foto-cine-videográfica. Vivendo na Europa desde os anos 1980, já expôs individualmente em museus e instituições como a Casa das Culturas do Mundo, em Berlim, o Fórum Ludwig de Arte Internacional de Aachen, o Museu do Cinema em Düsseldorf, e o Museu de Etnologia em Hamburgo, na Alemanha. Recentemente, seus filmes foram exibidos no Barbican Centre e, em março desse ano, na Tate Modern, em Londres. Em 1976, participou de sua primeira exposição coletiva no MASP e realizou sua primeira individual em 1978. No Brasil, teve suas obras exibidas no MAC – Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras instituições.

Confira na íntegra programação

Composta por mais de 30 filmes rodados por Betty em diversos países, a programação inclui ainda um debate voltado à discussão sobre as relações entre linguagem e suporte na fotografia, no vídeo e no cinema. Participam da mesa a própria artista, o pesquisador Arlindo Machado, a videoartista Lucila Meirelles e o cineasta Joel Pizzini. Um livreto contendo as sinopses dos filmes, textos inéditos da autora inglesa Anat Pick, de Betty Leirner e do pesquisador Arlindo Machado, bem como traduções do inglês, japonês e alemão de textos adicionais da obra da artista, será distribuído gratuitamente ao público durante a mostra.

A Retrospectiva Betty Leiner entra em cartaz na Cinemateca entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, e depois no Goethe-Institut São Paulo, entre 05 e 08 de outubro. O projeto foi contemplado pelo edital Conexão Artes Visuais, promovido pelo MinC e pela Funarte, com patrocínio da Petrobras, e conta com a produção e realização do Espaço Líquido, estúdio de criação audiovisual.

Retrospectiva Betty Leiner

30 Set
a
02 Out

  • diariamente de 30/09 (Qui) a 02/10 (Sáb)
    • às 17:00
    • às 19:00

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 Vila Clementino - Sul São Paulo - SP (11) 3512-6111
Catraca Livre