Consumo e meio ambiente são temas do Cineclube Belém de junho

Programação exibe uma seleção de títulos nacionais com entrada Catraca Livre

reprodução
Cena do documentário "A Carne é Fraca", um dos destaques da programação

O Cineclube Belém, promovido mensalmente pelo Sesc Belenzinho integra, no mês de junho, a programação da Virada Sustentável.

Para encorpar a segunda edição do evento, a programação com entrada Catraca Livre, exibe filmes nacionais que propõem diferentes reflexões sobre o consumo e o meio ambiente.

O ingresso para cada sessão deve ser retirado no local com meia hora de antecedência.

Acompanhe abaixo os detalhes da programação

A Carne é Fraca

Dia 2 de junho, às 15h

A Carne é Fraca (Brasil, 2004, 54’, Doc. Dir.: Denise Gonçalves, +16 anos)

O documentário apresenta um panorama geral do consumo da carne animal nas refeições e suas implicações diretas e indiretas para o meio ambiente. Apresenta uma faceta da realidade que a grande massa desconhece sobre a maneira como tratamos os animais com crueldade.

O Veneno Está na Mesa

Dia 2 de junho, às 16h10

O Veneno Está na Mesa  (Brasil, 2011, 50’, Doc. Dir.: Silvio Tendler, +16 anos)

O premiado cineasta brasileiro Silvio Tendler traz para o foco o uso indiscriminado de agrotóxicos pela agricultura brasileira, que atualmente é a recordista mundial no uso de agentes químicos.

Terceiro Milênio

Dia 3 de junho, às 15h

Terceiro Milênio (Brasil, 1981, 90’, Doc. Dir.: Jorge Bodanzky, +16 anos)

O filme revela a potencialidade econômica do Amazonas e seus desvios: a corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras como a dos Irmãos Mansur. O cristianismo, o misticismo, a política e a magia, entrosados em um conjunto global, contribuem para comprovar a tese de Evandro Carreira de que o Amazonas despontará a civilização do século XXI.

Amazonas, Amazonas

Dia 9 de junho, às 16h

Amazonas, Amazonas (Brasil, 1966, 15’, Doc. Dir.: Glauber Rocha)

Primeiro ensaio em cores de Glauber Rocha, rodado entre Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe. Foi encomendado para ser um documentário clássico sobre as belezas e riquezas naturais da região amazônica, mas não deixa de ter características glauberianas.

Criança, A Alma do Negócio

Dia 9 de junho, às 15h

Criança, A Alma do Negócio (Brasil, 2008, 50’, Doc. Dir.: Estela Renner, +16 anos)

.Documentário que reflete sobre consumo e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.

Serras da Desordem

Dia 10 de junho, às 15h

Serras da Desordem (Brasil, 2006, 135 min, Ficção. Dir.: Andrea Tonacci, +16 anos)

Carapirú é um índio nômade que, após escapar do massacre de seu grupo familiar em 1978, perambula sozinho pelas serras do Brasil Central até ser capturado, dez anos depois. Levado para Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, torna-se manchete nacional e centro de polêmica criada por antropólogos e linguistas quanto à sua origem e identidade.

Por Redação