Sesc Pompeia promove Seminário Internacional gratuito sobre obra de Isaac Juliens

Participam do evento Vinicius Spricigo, Lisa Bloom e Rania Gaafar

Mostra “Isaac Julien: Geopoéticas” fica em cartaz até o dia 16 de dezembro no Sesc Pompeia

Como parte da curadoria educativa da exposição “Isaac Julien: Geopoéticas”, o Sesc Pompeia recebe neste sábado, 20,  o “Seminário Internacional” , com a presença de Vinicius Spricigo, Lisa Bloom e Rania Gaafar. A entrada é Catraca Livre.

Os três pesquisadores analisam aspectos da obra do artista britânico que constituem temas centrais para a produção contemporânea: o papel das exposições na circulação da arte, questões étnicas e de gênero, deslocamentos geográficos, fluxos migratórios.

Mesa 1

Das 10h30 às 12h30

A história imaginada – Vinicius Spricigo

Com base nos escritos de Vilém Flusser, o pesquisador propõe uma leitura histórica que relaciona as exposições de arte contemporânea realizadas no Brasil ao pensamento e às práticas pós-colonialistas e antropofágicas de produção de arte. A fala remete à tese de Flusser segundo a qual exposições são lugares onde obras são
expostas ao público, e o público é exposto às obras, o que inauguraria novos modos de consumo e produção de arte.

Mesa 2

Das 14h às 14h45

Fantasias polares e estética na obra de Isaac Julien – Lisa E. Bloom

A partir de seu livro Gender on Ice: American Ideologies of Polar Expedition (1993), em que narra a conquista do Polo Norte sob a perspectiva de mulheres, negros, inuítes e outros excluídos dos relatos oficiais, Lisa Bloom faz observações estéticas e políticas sobre as questões de colonização, sexualidade e migração presentes em Fantôme Créole.

Mesa 3

Das 15h às 15h45

Planaridade/Planetaridade – Rania Gaafar

A pesquisadora traça paralelos entre o espaço geográfico e o espaço criado pela arte contemporânea que envolve instalação e imagem em movimento, e analisa a forma como as raízes antropológicas, sociológicas e geopolíticas são tratadas por Isaac Julien na produção de imagens e instalações.

Por Redação