Exposição ‘Hiperurânio’ exibe fotos inspiradas em obra de Platão

Até 05 de agosto de 2018

Domingo - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado

Das 11:00 às 20:00

Grátis

Site: mis-sp.org.br

Telefone: (11) 2117-4777

O mundo metafísico das ideias teorizado por Platão (427 a.C. –  348 a.C.) no livro “Fedro” é o ponto de partida para a exposição “Hiperurânio”, do fotógrafo paulista André Bonon. A mostra fica em cartaz no MIS – Museu da Imagem de do Som, entre 22 de junho e 5 de agosto, com visitação de terça-feira a sábado, das 12h às 21h, e aos domingos e feriados, das 11h às 20h. A entrada é Catraca Livre.

A série fotográfica cria um questionamento sobre o sentido da existência e da realidade, tendo como base a Teoria das Ideias, proposta pelo filósofo grego em uma tentativa de compreender a essência eterna e imutável das coisas.

O pensador propõe que todas as “ideias” estariam presentes em um mundo distinto do qual vivemos, chamado Hiperurânio, ou um lugar acima do céu. Ao contrário da realidade física, que é acessível por meio dos sentidos da percepção humana, esse universo só poderia ser acessado por meio do intelecto.

Bonon convida o espectador justamente a questionar a realidade a partir das imagens. A mostra é uma atração do projeto anual “Nova Fotografia”, do MIS, que tem a proposta de criar um espaço permanente para exposição de fotógrafos contemporâneos com um trabalho promissor e inovador.

Com formação inicial em Ciências da Comunicação, André Bonon dedica-se ao estudo da fotografia como uma linguagem artística de questionamento, que é usada por ele para tratar de temas como as relações humanas e as ambiguidades do cotidiano. Ele também estudou Psicologia na Itália, entre 2006 e 2010.