Instituto Butantan: um lugar a ser redescoberto pelos paulistanos
São Paulo é uma selva de pedra, isso ninguém nega. Porém, em meio a tantos edifícios e construções, há alguns bons refúgios para onde pode-se fugir e entrar em contato com a natureza. E não só entrar em contato com a natureza, como também aprender mais sobre a fauna e flora do país e observar construções históricas.
Um desses lugares, pouco explorado pelos paulistanos, é o Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo. Sua maior fama se deve às cobras e serpentes que estão expostas por lá, entretanto, o que pouca gente sabe é que o Instituto faz parte de um parque e as áreas ao ar livre e de convivência são abertas à livre circulação da população. Até cachorros na guia são bem vindos.
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- Com 21 artistas, Museu de Arte Urbana de Belém será um dos maiores da América Latina
- Viajar sozinha: 4 lugares baratos no mundo para mulheres que amam liberdade
- Montevidéu em 4 dias: lugares para visitar, comer e amar
É possível fazer caminhadas pelo parque, assim como praticar atividades físicas na área gramada e utilizar a biblioteca, além de observar os edifícios históricos e laboratórios. Para as crianças, o local é um prato cheio também! Além do espaço para correr e brincar, ainda há o Serpentário ao ar livre, onde a maior diversão é tentar encontrar as serpentes escondidas. Para os mais corajosos, há a atividade “Mão na cobra só no Butantan”, cujo objetivo é proporcionar aos visitantes a oportunidade de manipular certas espécies de serpentes, com o acompanhamento de especialistas. A atividade ocorre toda quinta-feira, em local próximo ao Serpentário, das 14h30 às 15h30 e é Catraca Livre.
O parque funciona diariamente das 7h às 18h, e conta com bolsão de estacionamento e um pequeno food truck que quebra um galho quando a fome aperta. É possível realizar piqueniques também, porém, não se esqueça de levar seu lixo embora, ok? Todas as atividades ao ar livre, incluindo o Serpentário, são Catraca Livre e abertas a todos.
Para aqueles que quiserem incrementar o passeio, ainda é possível visitar os três museus existentes dentro do Instituto Butantan. Um só ingresso dá acesso ao Museu Biológico, Museu Histórico e Museu de Microbiologia. O mais conhecido e que é diversão garantida, independentemente da idade, é o Museu Biológico, que abriga diversas serpentes, lagartos, aranhas e escorpiões em ambientes que recriam o habitat natural das espécies.
Para entrar nos museus, é necessário adquirir ingresso na bilheteria, e custam R$6 (inteira) e R$2,50 (meia). Crianças até 7 anos, assim como idosos acima dos 60, são isentos do pagamento. Os museus funcionam de terça a domingo, das 9h às 16h45, lembrando que o mesmo ingresso dá acesso aos três museus. Ah, e não se esqueça de levar dinheiro, já que a bilheteria não aceita pagamento em cartão.
Para outras dicas de passeio em São Paulo, não deixe de acessar a página do Viva Cultura no Instagram e no Facebook.