Nessa sexta-feira, 26, quem passar pelo bairro de São Miguel Paulista, zona leste, vai conhecer uma intervenção urbana diferente. Na Praça Fortunato da Silveira, em frente à Universidade Cruzeiro do Sul, haverá uma casa a céu aberto, onde duas atrizes estarão morando por um dia. Elas vão convidar os transeuntes a entrarem na residência e contarem suas memórias sobre a região. Eles serão recepcionados com chá e bolinhos em um ambiente de sala de estar, no qual almofadas, toalhas e outros objetos também registram histórias da localidade, por meio de imagens e depoimentos.

Concebido pelo Coletivo Pi, o projeto “Na Casa de Paulo” tem como proposta a ocupação do espaço público, com o intuito de levar as pessoas a pensarem sobre suas relações com o local em que vivem. A intervenção já passou por Vila Maria, Jardim Ângela, Santana, Vila Madalena, Canindé, Vila Mariana e Santa Cecília, atraindo a atenção de passantes e moradores, que compartilharam suas histórias com as atrizes. Agora a série chega a sua última intervenção. É a vez de fazer uma visita Na Casa de Miguel.

Contemplado com o Prêmio Funarte Artes na Rua 2011, Na Casa de Paulo surgiu do trabalho Narrativas de São Paulo (confira vídeo abaixo), no qual foram recolhidas, pelo grupo em 2011, as histórias dos moradores de cada uma dessas localidades. A riqueza desses relatos é agora devolvida aos seus autores, sendo que novas narrativas poderão ser incorporadas neste resgate da história dos bairros. O plano é que, em dezembro, ocorra uma mostra com fotos do projeto e o lançamento de uma revista sobre as intervenções.

Na casa de Miguel

09 Nov

  • Sex 09/11 das 10:00 às 15:00

Praça Fortunato da Silveira
Rua Estanislau de Miranda, S/N - Em frente à Universidade Cruzeiro do Sul Jardim Alto Pedroso São Paulo - SP
Catraca Livre
add Google Agenda