Fim do Minhocão? Comissão da Câmara aprova desativação do Elevado Costa e Silva

Projeto pede desativação do elevado para a construção de parque na região central da cidade

Na última quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São Paulo aprovou o projeto que desativa o Elevado Costa e Silva para a criação do Parque Minhocão. A proposta contou com a assinatura de oito vereadores e deve ser ser implementada no Plano Diretor aprovado em julho. A pauta segue agora para votação em plenário.

Além do fim do minhocão, a pauta entrará em um pacote que reúne onze propostas do Executivo e mais de 120 projetos de lei. Os sete vereadores da CCJ votaram em favor do projeto, liderados pelos vereadores Nabil Bonduki (PT) e Police Neto (PSD).

Elevado funciona de segunda a sexta das 6h30 às 21h30

Da política para as ruas

Não é só entre os parlamentares que o projeto de destruição do Minhocão recebe apoio. Cada vez mais, moradores e associações dos bairros da região, coletivos, movimentos sociais e até ambientalistas já manifestaram apoio à medida. Em contrapartida, setores ligados ao governo do estado paulista e até mesmo da prefeitura alertam sobre a necessidade de uma alternativa viária, uma vez que o Elevado interliga diferentes regiões da cidade em um fluxo média de 6 mil veículos nos sentidos oeste e leste.

Histórico

Idealizado pelo arquiteto Luiz Carlos Gomes Cardim Sangirardi, do Departamento de Urbanismo da Prefeitura nos anos 60, a proposta . foi apresentada apresentada em 1968 ao prefeito Faria Lima. Anos depois, a ideia do projeto ganhou forças quando o então engenheiro Paulo Maluf assumiu a prefeitura da capital paulista.