5 dicas para tirar sua ideia do papel

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Só depois de muito aprendizado descobrimos que existem alguns passos que podemos seguir para testar uma iniciativa na prática e ajudar a tirá-la do papel:

1. #quemsebeneficia
É importante definir claramente o principal público beneficiado pela sua ideia. As necessidades deste público vão guiar diversas decisões práticas. O público é seu maior parceiro: são as pessoas que vão ajudar você a entender melhor o problema e a solução da sua ideia.

2. #coloquesenolugar
Para conhecer ainda melhor o seu público-alvo, descreva o que ele pensa, vê e deseja. Quais são seus sonhos, dores, medos etc. Para fazer isso, é interessante escolher uma técnica adequada ao seu caso. A metodologia de Design Thinking (http://materiais.socialgoodbrasil.org.br/design-thinking) é uma ótima aliada para produzir insights úteis e interessantes sobre o seu público e como ele pode se relacionar com a sua ideia.

3. #sejoga
Nada é óbvio. Qualquer negócio ou projeto que não resolva um problema realmente relevante perde sua capacidade de adesão – e sua ideia depende da adesão do público-alvo para dar certo. Vá além da sua própria capacidade de abstração: faça entrevistas de validação abertas com o público-alvo. Nelas você apenas sugere o tema e dá liberdade ao entrevistado para falar a respeito, explorando o assunto de maneira ampla. Assim é possível descobrir mais sobre o problema e perceber questões que você não pensaria se estivesse sozinho.

4. #conversemais
Agora que você já conhece o público e seu comportamento é hora de confirmar se a sua iniciativa realmente tem potencial para resolver o problema que ele enfrenta. Faça conversas informais e entrevistas estruturadas (com perguntas fechadas e específicas), mas prepare-se: ainda é possível que você receba sugestões que não havia pensado. Isso pode ser assustador em um primeiro momento, mas é excelente para fazer com que sua ideia evolua.

5. #vaiprarua
Agora que você já validou suas ideias junto ao público, é hora de montar um protótipo ou um produto mínimo viável: uma versão simplificada, que poupa tempo e esforços. Isso permite mais agilidade no processo de tentativa e erro, viabilizando que a versão final seja desenvolvida de forma mais redonda e assertiva.

Se você tem uma ideia que utiliza tecnologia e acredita que ela tem potencial para resolver um problema social, sabemos como você pode conseguir apoio para passar por estas etapas com sucesso. O Social Good Brasil Lab está com inscrições abertas. E o Centro Ruth Cardoso será o ponto de encontro dos participantes na capital paulista! Em Floripa, os encontros presenciais serão no CAIS. O programa conta com mentores e metodologia de ponta para ajudar você a tirar sua ideia do papel e melhorar o Brasil.

Conheça melhor o laboratório e inscreva-se: http://sgb.org.br/lab