São Paulo deve ter ônibus no trajeto do metrô durante a madrugada
Criação de mais linhas noturnas é uma demanda antiga da cidade e aumentou com a criação da Lei Seca
Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo deve lançar a licitação das empresas de ônibus que irão operar na cidade nos próximos 15 anos. O edital inclui a criação de linhas de ônibus no trajeto do metrô durante a madrugada. A cidade tem 98 itinerários noturnos atualmente, mas o intervalo de espera é longo e muitos bairros não são atendidos. A demanda também aumentou depois da criação da Lei Seca.
O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, já afirmou que a princípio não será possível atender toda a malha metroviária, que será contemplada aos poucos.
A prefeitura já estuda como implementar as linhas noturnas de ônibus. Entre os critérios estão as demanda nos itinerários e a viabilidade econômica.
- Ande esta quantidade de passos por dia e diminua o risco de morte precoce
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
Contrapartida
A nova licitação também prevê melhorias na tecnologia dos ônibus. As empresas precisarão atender novos critérios nos validadores, como leitura biométrica para possibilitar o uso do Bilhete Único Mensal – promessa de campanha de Haddad -, que permitirá o débito em conta do valor da passagem.
A prefeitura também quer aumentar o controle das concessionárias com o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) da SPTrans. Entre as propostas, a licitação prevê a criação de três centrais para monitorar a operação e inibir a sobreposição ou falta de ônibus. O edital deve propor mudanças nos pagamentos das concessionárias, na qual a qualidade do serviço influenciará diretamente no pagamento da prefeitura às empresas.
Outro objetivo da licitação é melhorar a informação dos ônibus na internet para os usuários.
Com informações do Estado e G1.