Primeira “Zona Verde” permanente é inaugurada em SP
Espaço que substitui vagas de carros por áreas de convivência será permanente e fará parte do projeto urbanístico da cidade
Foi inaugurada hoje em São Paulo a primeira “Zona Verde” permanente da cidade. O espaço de convivência com plantas, bancos e mesinhas foi construído em uma área que antes delimitava duas vagas de carro e fica na esquina da Avenida Paulista com a Rua Padre João Manuel.
A inauguração do espaço contou com a presença do prefeito Fernando Haddad e alguns de seus secretários. A ocasião foi aproveitada para a assinatura do decreto que vai regulamentar o conceito de “parklet” como instrumento urbanístico na cidade de São Paulo.
- Novo atrativo de Aparecida (SP) une devoção, história e natureza
- Com entrada grátis, novo parque em SP tem cachoeira e prainha
- Catraca Livre indica passeios para curtir os domingos em SP
- Os melhores cantinhos que unem café & livros por SP
Os “parklets” foram criados em São Francisco, nos Estados Unidos, e surgiram como forma de converter o espaço de estacionamento de automóvel na via pública em área recreativa temporária. A ideia tinha aparecido por aqui como um projeto que visava estimular a discussão das cidades para as pessoas e o uso do solo com equidade. O resultado foi positivo e, agora, o “parklet” faz parte de São Paulo.
“Nós conseguimos transformar uma ocupação do espaço em política pública”, comemora Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde, que, em parceria com o Design Ok, concretizou o projeto. “Agora, a Prefeitura vai publicar um manual de como fazer um parklet e qualquer pessoa vai poder fazer o seu”, explica.