Exposição traz obras interativas no Espaço Cultural Porto Seguro

De 31 de outubro a 17 de dezembro, o Espaço Cultural Porto Seguro recebe a exposiçãoTempo Presente”. Aberta para pessoas de todas as idades de segunda a sábado, das 10h às 19h e domingo, das 10h às 17h. A mostra tem entrada Catraca Livre.

Tomie Ohtake, Nazareno, Laura Belém, Laura Vinci, Raquel Kogan, Leandro Lima e Gisela Motta e o Coletivo OPAVIVARÁ! foram os escolhidos para expor suas obras interativas em diferentes locais do espaço.

“Espera” de Giselle Motta e Leandro Lima

Amanda Dafoe e Rodrigo Villela, curadores da mostra “Tempo Presente” contam que tanto os artistas escolhidos quanto suas obras têm o intuito de convidar o público a não só contemplá-las, mas também interagir com elas.  

A mostra ocupa cada cantinho do Espaço Cultural Porto Seguro. No piso térreo um dos arcos de Tomie Ohtake divide espaço com videoinstalação da obra “Espera”, de Leandro Lima e Gisela Motta. A artista Laura Vinci provoca o público com sua cortina de neblina “Morro mundo _ fragmento”, disposta na rampa que dá acesso ao mezanino.

No andar de cima o Coletivo OPAVIVARÁ! estimula a convivência real dos visitantes com a “Rede Social”. O percurso continua no subsolo, começando pela série de quatro obras de Nazareno,Sobre tesouros e outros domínios”.

Na sequência a instalação da paulistana Raquel Kogan convida os visitantes a deixarem seu rastro em uma superfície de pó de mármore, calçando sapatos que tem palavras nas solas, em sua obra “vol.ver”.

Por fim, o “Jardim Secreto ou Passagem do Trópico”, de Laura Belém oferece uma experiência sensorial completa ao público, que atravessa uma densa selva de fitas de pano ao som de trechos não sequenciais de “Tristes trópicos”, livro do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss sobre o Brasil.

O nome “Tempo Presente” foi inspirado no poema “Mãos dadas”, de Carlos Drummond de Andrade. Rodrigo Villela um dos curadores da mostra em cartaz, explica: “Queríamos uma exposição contemporânea, que trouxesse um dos fatores cruciais a toda experiência poética: os sentidos.

Drummond, especialmente em dois trechos desse belíssimo poema, parece se voltar para os temas do convívio e participação como fatores essenciais a qualquer proposição, seja estética ou o que for: ´O presente é tão grande, não nos afastemos / Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas’, e ´O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes / A vida presente´”.

Assista ao vídeo e veja o que te espera na exposição:

Além da exposição, uma extensa programação gratuita será oferecida ao público. Cursos ministrados pelos artistas com a participação de críticos, debates e oficinas vão possibilitar que que os interessados explorem mais a fundo temas sugeridos pela exposição.

Durante todo período da mostra, quem utiliza o transporte público pode contar com vans gratuitas que partem da Estação Luz, na saída da Rua José Paulino/Parque da Luz, em direção ao Complexo Cultural Porto Seguro. As vans funcionam de terça a sábado, das 9h à 0h, e aos domingos, das 9h às 22h.

Veja também as datas e horários dos “Diálogos Poéticos”, em que os artistas da exposição TEMPO PRESENTE comentam suas trajetórias em diálogos com os críticos que irão participar da publicação do catálogo da mostra:

Site http://espacoculturalportoseguro.com.br
Redes Sociais: Facebook | Instagram